cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
8 Novembro 2002 - por Magno Urbano

escrito em 08 Nov 2002 12:00 AM GMT: De facto os programas highend primeiro são feitos para unix e depois, talvez, um dia, quem sabe, resolvem fazer para Windows. Uma vez em UNIX, passar a LINUX é fácil.

O melhor programa de 3D que eu já usei na minha vida, chamado Alias PowerAnimator, que ainda está à venda na Alias|Wavefront só teve versão de Windows quando chegou na versão 9. Felizmente eu usava uma Indigo 2 da Silicon Graphics a correr essa beleza.

O actual Maya da Alias|Wavefront incorporou muitas coisas que o Alias tinha mas melhorou a parte de animação de personagens, que era fraca. Na verdade o Alias era um programa que surgiu para CAD e depois foi modificando. Na altura era vendido em 7 ou 8 versões, e acho que ainda é.

Quanto ao Maya, ele existe em Unix e Linux e pode ser uma opção de 3D sem crash…

O grande problema do MAX a meu ver é insistir na modelação por polígonos, quando o NURBS é zilhões de vezes melhor.

Em NURBS uma esfera perfeita tem 8 "faces", enquanto que em polígonos tem zilhões, o que dificulta até a manipulação. A qualidade do render em NURBS é definida no fim, em vez de ser dependente do número de faces (se bem que isso interfira, mas de outra maneira).

Se quiser experimentar NURBS, caso nunca tenha usado, faça download de um programa chamado Rhino3D. Pode passar a modelar nele e exportar para o MAX.

http://www.rhino3d.com/

Garanto que não vai se arrepender… quem usa NURBS uma vez, passa a "odiar" polígonos… grrrrrr ;D

No que se refere à composição 2D e efeitos visuais, outra série de programas que surgiu primeiro no UNIX são os espetaculares highend da Discreet, como o Inferno e o Flint (Effect) que eu também tive a sorte de usar por 2 anos. Só recentemente surgiu a "versão" para WIndows, que é o Combustion, que, na verdade não vem do Inferno e sim do Lumière, comprado pela Discreet e modificado…

Aliás, o Combustion é o melhor para PC a meu ver.

Smile
_________________
produtor de efeitos visuais, multimédia e web

portfolio em

http://freelancer.efeitosvisuais.com

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... RHejsR na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos