cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
14 Março 2006 - por

Por Magno Urbano

Afinal o que são as máscaras, tanto utilizadas no Photoshop e em outros programas de edição de imagem?

Para que servem?

Imagine que vai pintar a sua casa e quer proteger os interruptures e tomadas de receberem acidentalmente tinta. Então o que faz? Compra uma fita adesiva e plásticos próprios e protege as áreas desejadas. Assim, mesmo que utilize o pincel nestas áreas, elas estarão protegidas e não receberão tinta. Essas são as máscaras! A única diferença é que, na edição de imagens, as máscaras podem tanto impedir como autorizar que áreas possam ser ou não pintadas. No Photoshop, essas “máscaras” são chamadas de lassos ou selections.

Um lasso ou selection pode ser adicionado a um layer. Quando isso é feito, estará a determinar as áreas do layer que deseja tornar visíveis (área demarcada pelo lasso) ou invisívieis (áreas fora do lasso). O Photoshop indica a presença de um lasso vinculado a um layer, pelo desenho de uma pequena imagem em preto e branco do lado do layer na janela Layers. Essa pequena imagem tem o nome de matte. Um matte é uma imagem em tons de cinza que indica, em branco, as áreas visíveis de um layer e, em negro, as áreas invisíveis. No Photoshop, um matte é gravado como um canal (channel).

Na vida real, uma fita adesiva e um plástico protegem uma área com uma intensidade sempre total, ou seja de 100%. No Photoshop, essa intensidade poderá variar, conforme a intensidade da cor do matte ou de áreas deste. Então, se um matte é um canal em preto (0) e branco (255), e se o preto representa transparência total e o branco, transparência zero, qualquer tom de cinza intermédio (entre 1 e 254) representará um certo grau de transparência.

Máscaras, mattes, lassos, selections, quick masks, alpha channels e channels, são todas variações do mesmo tema.

As máscaras, mattes, lassos, selections, etc., são os temas mais confusos para quem está a iniciar. Quando perceber o que são, dominará o grafismo. Não se desespere. Continue a ler os nossos artigos que tentaremos fazer com que perceba. É por isso que escrevemos tantos livros. :-)

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... rWNOFu na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos