Cursos Photoshop Cursos Flash Cursos 3DS Max Tutoriais Photoshop Tutoriais Flash Contactos
CURSOS PHOTOSHOP, LIVROS PHOTOSHOP, LIVROS GOOGLE, CURSOS PINNACLE STUDIO, CURSOS PREMIERE ELEMENTS, EDIÇÃO DE VÍDEO, CRIAÇÃO DE DVD, CRIAÇÃO PARA A WEB
por Magno Urbano
16 Agosto 2006
tags: Web, Dicas

por Magno Urbano

Se cria sites para a internet, este artigo vai interessar-lhe, pois reunimos dez pontos que achamos fundamentais na criação de um site de web.

1. MANTENHA TUDO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL - manter simples não significa ter um site feio. Manter simples significa reduzir ao máximo tudo, para que o site seja fácil de usar e mantenha o interesse;

2. UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS - Essa frase também é verdadeira para a criação de um site. Sempre que possível, use imagens, pois ninguém quer perder tempo a ler textos intermináveis.

 

3. NUNCA COLOQUE INFORMAÇÃO EM EXCESSO numa página. Páginas com muita informação tendem a sobrecarregar e confundir o leitor. Isso também é verdadeiro para imagens. Muitas imagens fazem os olhos dos visitantes sairem da órbita. Faça um teste: olhe para a sua página e veja se consegue, de forma rápida, obter a informação que precisa.

4. EM CONSTRUÇÃO? JAMAIS! - Nunca coloque links no seu site que levem o visitante a páginas que ainda não foram feitas e que estão em construção. Nada pior do que frustrar o visitante.

5. MANTENHA O SEU SITE FRESCO - Actualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.

6. CRIE UMA LISTA À QUAL OS VISITANTES POSSAM SUBSCREVER e receber a newsletter do site. Nada melhor do que manter o contacto com aqueles que têm interesse no seu site.

7. BONEQUINHOS A REBOLAR? BOLINHAS A SALTAR? ÍCONES A VOAR PELA PÁGINA? NUNCA use esse tipo de recurso para decorar o seu site. As pessoas tendem a ignorar esses sites.

8. JAVA E FLASH NÃO DEVEM SER USADOS DE FORMA ALGUMA como elementos principais de um site. Se o site depender desses elementos não conseguirá ser classificado, de forma adequada, nos motores de busca e poderão levar o utilizador a desistir de entrar, pois são elementos que podem causar o bloqueio de computadores ou a lentidão excessiva no carregamento da página. JavaScript poderá ser usado como elemento de suporte a um site.

9 . SITES DINÂMICOS criados em PHP, ASP, JSP e outras tecnologias, normalmente geram páginas com endereços, como, por exemplo: http://www.efeitosvisuais.com?pagina=12&orig=76&x=pt&url=1&true

Esses endeços, normalmente, não são classificados, de forma adequada, nos motores de busca. A única solução que permite o uso de sites dinâmicos é incorporar, nesses sites, uma maneira de gerar endereços sem “?”, “&”, “=”, etc., onde o endereço acima seria reescrito como, por exemplo: http://efeitosvisuais.com/pagina/12/orig/76

10. FAÇA O SEU SITE CARREGAR EM POUCOS SEGUNDOS - As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site. Pense nisso e faça o seu site carregar o mais rapidamente possível.

Dicas como essas me inspiraram a escrever muitos dos meus livros, pois estava um tanto farto de ver muita coisa ruim a ser feita na web. Algumas, em nome do “Design” e mesmo feita por “designers” famosos, como sites com letras microscópicas ou com cores coloridas sobre fundos que não permitem qualquer leitura. Lembre-se sempre de que a função principal de todo o material que cria, seja para a web ou não, é comunicar. Para haver comunicação, três coisas, principais, precisam ocorrer:

  • Todas as letras precisam ser lidas e entendidas;
  • Os textos precisam ser claros e objectivos;
  • Os desenhos (ícones e não só) precisam ser vistos claramente e percebidos os seus propósitos.

Se esse mínimo não for atingido, a comunicação falhou.

Entretanto, esses outros temas, da comunicação, já dão assunto para outro artigo… :-)

Nota: eu já havia escrito um outro texto sobre esse tema, que poderá ler aqui e aqui.

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Endereço do seu site (caso possua um)

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... qE2ZOS na caixa seguinte:

57 Opiniões

  1. luis henrique on Fevereiro 10, 200717:56
    bom
  2. tayna on Março 4, 200718:05
    é uma maravilia tem tudo que presisar
  3. rafael on Março 24, 200713:03
    muito bom eu ter entrado neste site
  4. caio henrique coelho franco on Abril 19, 200719:23
    Muito bom!
  5. carl0s on Abril 22, 200719:09
    cara blz? Estou fazendo meu site todo em flash e, neste artigo, você citou para não devemos utilizar este recurso. é que ainda acho que meu site ta mais leve do que muitos espalhados pela net!!! RESPOSTA: O uso do Flash num site não tem nenhuma relação com o "peso" do site, ou seja, com o tempo que ele demora a carregar e sim com o facto do site ficar hermético aos motores de busca. Um site que não é vasculhado por um motor de busca é um site morto. 
  6. naide de carvalha on Junho 20, 200722:40
    MUITO INTERESSANTE!!!!!!!!!
  7. Brazukas on Junho 22, 20072:27
    Muito bom esse site!
  8. Guilherme on Junho 28, 200715:36
    Giro! Uma boa imagem vale mais do que 1.000 palavras! Animações em excesso, não! Sou a favor de ir directo ao assunto, com qualidade. Muito bom o artigo.....
  9. adryel on Julho 21, 200719:49
    Axei mto Bom!
  10. Denise on Agosto 6, 200717:31
    é muito bom
  11. vinicius on Agosto 18, 200722:01
    Achei essas dicas muito interessantes!
  12. Raymundo on Agosto 22, 200719:56
    MUITO BOM! SÓ FALTA UM VIDEOZINHO PRA INICIANTES '''' :D
  13. Anonymous on Agosto 26, 20073:22
    Muito bom mesmo!!!
  14. fabio on Agosto 27, 20071:35
    muito bom o artigo
  15. Lucas Mendes de Moura on Agosto 28, 20070:11
    Óptimo!
  16. Sthefane on Setembro 6, 200714:16
    eu quero fazer um site e nao consigo pois entao resolvi entrar aqui
  17. MATHEUS on Setembro 7, 20075:00
    adorei
  18. carine on Setembro 9, 20072:37
    eu gostei muito do seu site! Deu-me inspiração pra fazer o meu. Vocês estão de parabéns! Continuem assim, sempre fazendo melhorias no site e dando dicas para toda a gente!
  19. Larissa on Setembro 15, 200718:09
    achei muito bom!
  20. Larissa on Setembro 15, 200718:12
    eu achei super hiper giro! O máximo!!! adorei beijos
  21. Anonymous on Setembro 24, 20070:54
    Otimoooooooo
  22. william on Setembro 29, 200722:10
    esse artigo é muito bom para as pessoas! por isso decidi opinar..
  23. washington on Outubro 7, 200720:58
    gostei muito disso! me ajudou bastante
  24. Rodrigo marcelino on Dezembro 20, 200713:22
    Esse artigo é muito bom, eu ainda não criei o meu site na web mas, certamente, vou buscar atingir esse ponto, pois é isso que os leitores querem: um site bom e simples...
  25. Dario Moreno on Dezembro 25, 200723:33
    Gostei muito de ter entrado neste site. Concordo plenamente nessas dicas
  26. dudu on Dezembro 27, 200716:45
    ainda nao sei como criar um site
  27. Vinicius Fonseca Pereira on Dezembro 31, 20074:59
    Cara, seu artigo é otimo, mto bom msm. Só que achei que como explica o q se deve fazer para se criar um site deveria colocar q deve-se evitar usar ao maximo cores fortes que cansem a vista como o preto né ? Pois foi um dos truques que apredi conforme cursei infoática. Abraços =D
  28. magno.urbano on Dezembro 31, 200722:19
    eu falo sobre a combinação de cores em outro artigo. O preto não é cor e sim ausência de cor e, por isso não é uma "cor" cansativa por si só. O preto é uma cor neutra, que combina com todas as cores. A combinação do preto com outras cores é que vai ditar o cansaço. A combinação do preto com outras cores escuras causa mais cansaço do que a combinação do preto com cores de alto contraste pois, geralmente, a falta de contraste é mais exaustiva que o excesso de contraste.
  29. *Yuha-chaN!~* on Janeiro 4, 200823:40
    Ainda bm q eu entrei aki, tm mtas dicas lgls!! obrigada pelas dicas! Ah! vc conhece algum site/programa q me permita criar um site d graça?? eu keria criar um tipo de fórum, sabe?? mas eu ainda estou limitada em usar meu blog...¬¬" se vc puder me ajudar, agradeço!!
  30. gabriel on Janeiro 9, 200821:49
    bom muito bom
  31. Salety on Janeiro 24, 200822:18
    Muito bom este artigo! Estou adorando este site. Faço questão de comentar todos os artigos de acordo que eu for lendo. Estão de PARABÉNS! É muito importante pra mim encontrar site assim.
  32. ezequias on Fevereiro 1, 200820:58
    Muito esclarecedor e objetivo, de modo que o autor foi muito feliz em suas afirmações de forma simples e criativas. Parabéns!!!!! Sucesso. Ezequias
  33. magno.urbano on Fevereiro 1, 200821:58
    obrigado Ezequias!
  34. Igor on Março 1, 200818:44
    Muito bom adorei esse artigo me deu boas dicas para criar meu site!:) Vou criar meu site hoje mesmo que é sobre jogos mas não acho nenhum lugar para baixar meu site!:( Poderia me mandar um e-mail com algum lugar para baixar um site bom? OBRIGADO!!!! IGOR
  35. Igor on Março 1, 200818:46
    AH!ESQUECI! O meu e-mail é figueiredo.igor @ ig.com.br ou figueiredo.igor@hotmail.com! Obrigado! IGOR de novo
  36. bruno on Março 7, 200813:36
    bom
  37. bruno on Março 7, 200813:39
    isso e bom de mais muito obrigado
  38. bruno on Março 7, 200813:51
    bom e de mais muito
  39. AUGUSTINHO on Março 11, 200813:23
    Muito Boml! Gostei muito das dicas, vale a pena visitar!!!
  40. Anonymous on Março 20, 200817:45
     isso ai é muito bom! eu andei pesquisando nos blogs e achei um curso criação de sites. eles ensinam a usar um programa para tu colocar coisas no site e tudo mais e uma video aula que quem nao aprender a criar um site.... ave maria. Ta ai o link: http://w13.easy-share.com/1699909514.htm
  41. wallacy de arruda gonçalves on Março 22, 20081:18
    muito interesante...
  42. wallacy de arruda gonçalves on Março 22, 20081:23
    muito interessante
  43. PAULO HENRIQUE on Março 27, 200816:04
    show de bola. vc é o CARA.
  44. PAULO HENRIQUE on Março 27, 200816:05
    SHOW DE BOLA
  45. agata on Abril 1, 200821:36
    eu adorei esse artigo muito criativo!!
  46. Vitor on Abril 4, 200821:29
    a maioria dos topicos realmente são importantes na implementação de um site, sou design porém não concordo com os topicos 8 e 9, um site em flash dá uma vida ao site, maior interatividade com o usuário não é colocar coisas flutuando, é fazer coisas que chamem a atenção do usuário, e em relação a sites com asp essas coisas, são linguagens exelentes para criar, inclusive se vc souber usar vai deixar o site mais leve, devido poder fazer várias coisas, e pra quem é administrador do site facilita plenamente para sua manutenção! e só uma sugestão... fundo preto com letra branca... dificulta um pouco a leitura!
  47. magno.urbano on Abril 5, 20083:10
    Caro Vitor, se tiver visto com cuidado o que eu escrevi nos tópicos 8 e 9 vai ver que eu disse que Java e Flash não devem ser usados como elementos principais de um site porque tormam o site fechado ao desenvolvimento e aos motores de busca. Isso é tão verdadeiro que nem a Macromedia (no passado) nem a Adobe hoje jamais ousaram fazer um site todo em Flash e nem usar o Flash como elemento principal. O máximo que faziam e fazem é colocar pequenos menus aqui e ali para dizer que usam os próprios produtos. A grande utilidade do Flash é para fazer vídeos, genéricos de entrada, apresentações ou outros elementos que não precisem de ser classificados pelos motores de busca. Ouse fazer um site todo em Flash e vai ser ignorado pelos motores de busca, que só conseguirão classificar a sua página de entrada. Em relação ao ponto 9 eu fui clado que só se deve usar PHP, JSP, ASP, etc., no caso de criar mecanismos que reescrevam a URL do site. O Google é claro no seu guia que jamais deve usar páginas com URL como a que mencionei, pois esses endereços não conseguem ser seguidos pelos crawlers. Este site, por exemplo, é todo em PHP. Entretanto, criei mecanismos para reescrever a URL das páginas, de forma a criar endereços amigos dos motores de busca (search engine friendly). Obviamente poderá fazer o site como desejar e ignorar os motores de busca. Porém, correrá o risco de ser ignorado pelos mesmos motores.
  48. luiz carlos on Abril 6, 200823:25
    gostei, mas gostaria de criar um site, não para ganhar nada, apenas para colocar os meus pensamentos (poesias)
  49. Sarah on Maio 6, 200816:28
    achei muito bom, adorei.....
  50. galinha on Julho 11, 200815:20
    muito bom!
  51. Dlgisa on Outubro 2, 200819:03
    estou a gostar dos vossos artigos acho muito interessantes para implementar paginas webs espero aprender mais...
  52. Dlgisa on Outubro 2, 200819:04
    gostei do vosso artigo ,aprendi muito e continuarei a pesquisar
  53. Magno Urbano on Outubro 2, 200821:50
    Obrigado Digisa! esteja à vontade! :-)
  54. g2 on Outubro 22, 20081:27
    Achei muito bom! lembrando que um site nao deve perder o foco de seu objetivo em virtude de uma explosao de informacoes visuais desnecessarias
  55. Magno Urbano on Outubro 22, 200814:38
    Obrigado. A ideia do site e de todos os nossos cursos em CD é essa. Nunca falar nem mostrar nada que não seja necessário, para não tornar o processo de aprendizado complicado, demorado ou difícil.
  56. Helio Chavane on Novembro 3, 200812:24
    E rico
  57. Emerson on Dezembro 25, 200812:48
    Muito bom! Estou construindo um site e gostaria de agradecer pelas dicas....

 

Ferramentas para webmasters

Os Segredos do AdSense

Verifique o Google PageRank do seu site
Verifique se possui conteúdo duplicado no seu site

Optmize os seus sites e ganhe dinheiro com o Adsense (em vídeo)

 
 

PÁGINAS RECOMENDADAS

ARQUIVO (organizado por mês e ano)

 

Aplicativos iPhone

Talking Board ("Ouija Board") game   Solboard ("Peg Solitaire") game
Photoshop Guide Book   Photoshop Guide Tutorial 1 - Stunning Picture Frame
Photoshop Guide Tutorial 2 - Carved Wood Effect   Photoshop Guide Tutorial 3 - Realistic Soda Can
Photoshop Guide Tutorial 4 - Stunning Snooker (pool) ball   Photoshop Guide Tutorial 5 - Realistic Clouds
Photoshop Guide Tutorial 6 - Realistic Bullet   Photoshop Guide Tutorial 7 - Stunning Basketball

 

EfeitosVisuais.com

Este é um site sobre grafismo, imagens, design, vídeos e demais assuntosrelacionados à multimédia (Photoshop, Dreamweaver, Flash, Premiere, 3DS Max, Pinnacle Studio, etc.). Aqui encontrará tutoriais de Photoshop, Dreamweaver, Flash, edição de vídeo, Wordpress e muitos outros temas.

Este site é também aberto ao leitor quee poderá contribuir com textos, dicas, artigos ou qualquer elemento que queira divulgar à comunidade.