cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
1 Setembro 2006 - por

Por Magno Urbano

Muito já se falou sobre a nitidez de uma imagem. Até já fizeram filmes em Hollywood, onde o policial leva uma fotografia a um especialista, que consegue ampliar a cara de um suspeito, de um tamanho de 2 por 2 pixels até o tamanho de um prédio, com nitidez suficiente para podermos discernir até a hora que estava a marcar no relógio do distinto bandido.

Mentiras de Hollywood à parte, a realidade é que a nitidez de uma imagem depende apenas da quantidade de detalhes que forem captados pela câmara fotográfica e esta quantidade de detalhes, por sua vez, depende da qualidade das lentes e tipo de filme utilizado, no caso das câmaras analógicas ou efeito de granulação, qualidade e número de pixels reais (resolução óptica) do sensor, no caso das câmaras digitais.

No caso das câmaras digitais, nem sempre um número maior de pixels trará uma maior nitidez às imagens. Se as lentes forem ruins, não adianta ter 200 zilhões de pixels no sensor.

A qualidade das lentes, por sua vez, depende da capacidade da lente em conseguir reunir os diversos comprimentos de onda de luz, no mesmo ponto no espaço-tempo, cuja explicação detalhada foi tratada em detalhes neste nosso mais recente livro, sendo grande de mais para ser colocada aqui neste blog. Por outras palavras, se a lente conseguir fazer convergir, sem atrasos de tempo, a maior quantidade possível de comprimentos de onda, para o memo ponto, então será uma óptima lente. Obviamente, conseguir essa façanha requer lentes de alta qualidade, e lentes de alta qualidade custam caro, razão pela qual, estas lentes, normalmente, só são encontradas nas câmaras de elevado custo.

Uma lente com alta qualidade fará, dentre outras coisas, com que as bordas dos objectos estejam focalizadas, ou seja, nítidas.

Poderá “aumentar a nitidez” de uma imagem, pelo aumento do contraste na borda dos objectos, por processos de pós-produção, com o Photoshop. Um exemplo disso é o filtro Unsharp Mask, localizado no menu Filter, Sharpen. Entretanto, estes processos tendem a degradar a imagem e devem ser usados com cuidado.

Também é possível utilizar técnicas avançadas no Photoshop para tentar minimizar a degradação da imagem causada pelo Unsharp Mask, mas todas as técnicas de pós-produção possuem um limite, a partir do qual, a imagem começa a perder o contacto com a realidade, sendo este o grande segredo de qualquer bom artista digital, ou seja, saber até onde ir.

Outro factor que determina a nitidez de uma imagem é o tripé. Sim, o tripé. O mais leve movimento de câmara durante uma fotografia, vai, de certeza, fazer a imagem ficar desfocada. Então, se quer qualidade máxima, use tripé.

Por incrível que pareça, o ruído (granulação) de uma imagem, também é um factor determinante para a percepção de nitidez de uma imagem. Observe as duas imagens mostradas, de seguida. Na da direita, eliminámos parta da granulação. Qual parece-lhe mais nítida?

nitidez de uma imagem


Nota: Devem notar que existe uma diferença técnica entre o ruído induzido numa imagem devido aos processos de compressão, digitalização ou transformação da imagem de RAW (formato captado pela máquina ou scanner) num formato qualquer e o ruído ou granulação inerente à uma imagem que seja proveniente de um negativo. Neste artigo, estamos a considerar como ruído, todos os tipos que acabámos de mencionar.

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... FT38CN na caixa seguinte:

CAPTCHA image

4 Opiniões

  1. SUKHOI on Fevereiro 27, 200715:33
    Mais nitidez nas fotos
  2. Marilza Rangel on Março 8, 20076:32
    Muito bom o artigo. Recebi de meu Filho. Estou fazendo um curso de fotografia profissional com muito interesse. Obrigada. (a) Marilza Rangel.
  3. josi on Março 30, 200714:47
    queria ler mais sobre esse assunto! Por favor, escrevam!
  4. Eduardo on Novembro 2, 200721:42
    Óptimo artigo, parabéns!
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos