cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
6 Setembro 2006 - por

Por Magno Urbano

Ao tratarmos da criação de efeitos visuais ou de ilustrações, uma das questões mais interessantes surge quando precisamos de criar objectos de vidro ou com reflexos que simulem superfícies vitrificadas.

Muitas pessoas sempre perguntam como é possível criar o efeito de vidro, justamente, por causa da dificuldade em criar algo que possui um grau de transparência. A primeira resposta à esta questão é a subtileza. Como, na vida real, o vidro é algo subtil, ao criá-lo, numa ilustração, precisamos de respeitar esta característica.

Nada, então, melhor do que um exemplo, para ilustrar a questão.

Na imagem seguinte, pode ver uma foto onde inseri uma armação de óculos, que fiz no Photoshop.

como fazer vidro

Esta armação, sem as lentes, não parece muito realista. Precisaremos de fazer algo para resolver isso.

Primeiramente, criamos duas formas, no Photoshop, para servirem de lentes. Essas formas podem ser criadas, por exemplo, com a ferramenta Rectangle Tool, ajustadas para o formato da armação e colocadas num layer inferior ao da armação.

Se criar as “lentes” azuis (RGB = 37, 162 e 173), como fizemos, e colocá-las num layer com transparência de 25%, já começa a obter algo de interessante, como o que mostramos na figura seguinte:

como fazer vidroo - photoshop

 

Entretanto, o efeito de lente ainda pode ser melhorado. Precisamos dar-lhe reflexos. Para conseguir isso, escolhi uma imagem qualquer para servir de reflexo e coloquei-a num layer acima do das lentes. Ao fazê-lo, ajustei a transparência em 55% e o blending mode (modo de composição) do layer, no modo Linear Light. Isso fez a imagem transformar-se naquela que vemos, de seguida.

como fazer vidro - photoshop

 

NOTA: Nesta fase, aproveitei também para reduzir a transparência do layer das lentes verdes, de 25 para 10%. Repare como os reflexos deram vida ao efeito. Observe a subtileza do zul da lente.

 

Para dar um toque final, criei um outro layer como brilhos, para sobrepor às lentes e o resultado final que obtive foi o da figura seguinte.

como fazer vidro - photoshop

 

Espero que tenham gostado!

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... 1aABtN na caixa seguinte:

CAPTCHA image

7 Opiniões

  1. Anonymous on Novembro 22, 200613:54
    muito bom! estava, por acaso, à procura de cenas como esta. Se tiveres mais mande-me para o email joelchyviccompoitor!@!yahoo.com.br (retirar as exclamações)
  2. Fiona on Fevereiro 2, 200714:53
    muito bom, efeito visual perfeito.
  3. jo on Março 23, 200719:05
    vou testar
  4. Ítalo Tácio Souza Ruas on Junho 20, 20071:28
    Adorei as montagens! Ficaram bem realistas! Para mim, que estou a aprender nesta área o site me está a ser muito útil! Muito obrigado por tudo! O meu nome é Ítalo Tácio, tenho 13 anos e também faço montagens! Se possível enviarei algumas dos meus trabalhos! Obrigado!!!
  5. EVAN QUEIROZ on Setembro 12, 200722:39
    MUITO BOM! ALIÁS! TODOS OS ARTIGOS PUBLICADOS NESTE SITE SÃO D+. ESPERO QUE SEMPRE TENHAM ARTIGOS LEGAIS ASSIM... VALEU!
  6. felipe on Junho 28, 200817:16
    muito bom!!! sugestão:tutorial de como fazer um brush. valeu!!
  7. Hudson on Outubro 8, 20086:37
    legal, mas faltou um pouco de sombra e brilho nos óculos.
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos