cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
19 Fevereiro 2008 - por Magno Urbano

por Magno Urbano

Com o lançamento do Photoshop CS3, a Adobe introduz um novo elemento chamado Smart Object, para facilitar a vida daqueles que trabalham com composições de imagens.

photoshop cs3 smart object

Quando trabalhamos com imagens em pixéls deparamo-nos com o problema clássico de quase todos os programas de manipulação de imagens: podemos reduzir o tamanho de uma imagem sem perder qualidade, mas não podemos fazer o mesmo em relação à ampliação. Isso, porque, toda imagem tem uma quantidade finita de pixéis que são deitados fora quando a imagem é reduzida e não conseguem ser recuperados quando tentamos ampliá-la.

Para resolver esta questão a Adobe criou os Smart Objects, que nada mais são do que elementos que mantêm o layer da imagem original intacto, independentemente das transformações que estes podem sofrer.

Para poder utililizar um Smart Object num layer é preciso, primeiramente, converter este layer para este tipo de objecto. Para tal, estando o layer seleccionado, vá ao menu Layer » Smart Objects » Convert to Smart Object. Verá, então, que o layer recebe a indicação de que foi convertido para um Smart Object, pela colocação de um pequeno ícone no canto inferior direito do layer na janela Layers (ver primeira figura).

A partir deste ponto, poderá manipular livremente o layer e este manterá a sua característica original.

Ao converter um layer para Smart Object o Photoshop cria uma nova imagem em formato PSB, e grava essa imagem dentro da imagem original. Por outra palavras: um layer do tipo Smart Object é uma imagem PSB dentro da imagem original.

Outra antagem dessa abordagem é que ao fazer cópias desse layer Smart Object não estará a aumentar, de forma significativa, o tamanho do ficheiro final da imagem. Para além disso, toda vez que modificar o conteúdo do Smart Object, verá todas as cópias deste layer mudarem, instantaneamente.

Para modificar o conteúdo de um layer Smart Object faça duplo clique no layer na janela Layers ou vá ao menu Layer » Smart Objects » Edit Contents. Verá então uma nova imagem (PSB) abrir e poderá modificar o seu conteúdo. Quando terminar, feche esta imagem e ao ser perguntado se deseja gravar as modificações, diga que sim.

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... CpKzLX na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos