cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
30 Junho 2008 - por

Esta dica é para aqueles que utilizam computadores Apple com o Mac OS X. Vamos mostrar de que forma pode recuperar espaço em disco e fazer os aplicativos ficarem mais rápidos e leves.

ATENÇÃO: ANTES DE PROSSEGUIR NESSE TEXTO, FAÇA A SALVAGUARDA DE TODO OS SEU SISTEMA E DE TODOS OS SEUS FICHEIROS. DEVE PROSSEGUIR NESTE TEXTO PELA SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.

LINGUAGENS DESNECESSÁRIAS

Tomemos o Windows Vista como exemplo. Existem 6 versões diferentes do sistema. Cada uma das versões está disponível em 35 línguas, sem mencionar o facto de que existem versões de 32 e de 64 bits. Se fizermos a conta, veremos que existem 420 versões de Windows Vista!

No caso do Mac OS X da Apple, existe apenas uma versão, de 64 bits, que é inteligente o suficiente para trabalhar em dois processadores de arquitecturas diferentes (Intel e PowerPC) e em 32 ou 64 bits, conforme o caso, sem precisar de reinstalação. Para além disso, todas as linguagens do do Mac OS X são sempre instaladas, de uma só vez.

Por causa disso, os programas que suportam diferentes linguagens trazem consigo os ficheiros com as traduções dos termos utilizados. Isso torna os programas maiores e mais pesados.

Para poder ver essas linguagens, vá ao directório dos aplicativos (/Applications), clique num programa qualquer — no Safari, por exemplo – e faça control clique em Get Info. Vai ver então algo como mostramos na figura seguinte:

Repare na caixa Languages as diversas linguagens encontradas: English, Portuguese e Portuguese (Portugal). Provavelmente encontrará muitas outras linguagens como Chinês, Finlandês e Japonês. Para eliminar as linguagens desnecessárias, seleccione cada linguagem e clique no sinal de subtracção mostrado na parte inferior da caixa Languages.

Se quiser apagar todos as linguagens desnecessárias de todos os aplicativos do seu Mac, de uma só vez, poderá usar um programa como o Monolingual.

Deve fazer esta limpeza de linguagens todas as vezes que instalar algo ou fizer uma actualização automática da Apple.

Para ter uma ideia do tipo de redução que obterá, o Mail que tinha 289 Mb, passou a ter 57 Mb depois da limpeza!

O INFAME FICHEIRO "DESIGNABLE.NIB"

Durante o desenvolvimento de aplicativos no Xcode (programa da Apple que permite criar programas para o Mac OS X), e para cada projecto de aplicativo criado, é adicionado um ficheiro chamado "designable.nib",  para cada controlo, janela ou botão que este aplicativo possua. Este ficheiro, necessário durante o desenvolvimento do aplicativo, é completamente inútil quando o aplicativo for terminado e enviado aos utilizadores. Um erro durante a criação da imagem final do DVD do Mac OS X Leopard, fez com que estes ficheiros fossem incluídos nos aplicativos finais, tornando-os maiores, desnecessariamente.

Para eliminar este ficheiro de todos os seus aplicativos, abra uma janela do terminal e digite o seguinte (todo o comando deve ser digitado numa só linha):

find /Applications/ -depth -name ‘designable.nib’ -exec rm ‘{}’ \; -print

Depois desta operação, o nosso Mail.app que tinha sido reduzido de 289 Mb para 57 Mb com a dica anterior, passou a ter 13,7 Mb!!!!!!! Por outras palavras: o Mail agora tem 4,7% do tamanho original!!!!

Deixamos aberto esse artigo a todos aqueles que tenham dicas interessantes de Mac e queiram partilhá-las connosco e com os outros leitores.

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... Q2dS4k na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos