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6 Julho 2014 - por

Quanto Custa para Desenvolver um Aplicativo para o iPhone, iPad ou Mac OS X?

A primeira pergunta que um possível cliente sempre faz é: "quanto custa criar um aplicativo para o iPhone, iPad ou Mac OS X?"

Antes de mais nada não podemos nos esquecer de que o custo final de um projecto de desenvolvimento para iPhone, iPad ou Mac OS X pode variar conforme a complexidade do projecto, a qualidade ou experiência do desenvolvedor e a qualidade final do produto que é desejada.

Para facilitar a resposta a esta questão, faremos uma analogia com o preço pago, por exemplo, para iniciarmos a construção de uma casa. Assim, a nossa pergunta se transformaria em: "quanto custa construir uma casa?". Neste caso, também constatamos claramente que o custo vai depender muito do tipo de casa; se será uma cabana rústica com um quarto ou uma mansão de luxo com dez quartos, se terá acabamentos simples ou de luxo e assim por diante.

Poderia perguntar de que maneira é possível utilizar a comparação da construção de casas com o desenvolvimento de aplicativos? No caso das casas, é óbvio que a parte que dará mais trabalho não será a construção da estrutura e sim o acabamento final. É exatamente o acabamento final que representará o conforto e as funcionalidades da casa, a sua qualidade, o prazer de quem nela vai morar. Por outro lado, a estrutura representará a solidez, o espaço, a facilidade de circulação. Uma má estrutura poderá representar problemas futuros de infiltração, rachaduras ou um gasto desnecessário de material. Quem já executou uma obra com um mau construtor sabe o quão ruim é o resultado final e o quão mais caro fica o custo final da casa.

Sabemos que é impossível dizer exatamente quanto uma casa vai custar antes de começar a construí-la. Isto porque existem muitas etapas envolvidas na construção e também porque o projecto se estenderá ao longo de meses, quando poderão existir variações dos preços dos materiais necessários.

Poderá cair no erro de achar que vai poupar muito na construção de uma casa se escolher um construtor inexperiente ou se escolher um construtor apenas pelo preço baixo pedido.

Lembre-se de que qualidade e preço são coisas inversamente proporcionais. Consequentemente, uma alta qualidade custará mais porque envolverá muitas etapas, muita experiência, melhores materiais, e, por vezes, muitos e melhores profissionais de alta qualidade para a obtenção de um excelente resultado final.

Quando um orçamento é pedido a um profissional, desconfie sempre dos preços muito baratos ou daqueles que oferecem um preço único. A experiência lhe mostrará que dificilmente conseguirá que o trabalho seja feito pelo valor inicialmente acordado com este tipo de profissionais.

O Desenvolvimento

O desenvolvimento de aplicações para iPhone, iPad e Mac OS X pode ser resumido numa grande empreitada que é dividida em tarefas menores. Cada uma destas tarefas menores deverão ser resolvidas para a obtenção do resultado final.

Um desenvolvedor inexperiente não conseguirá executar todas as tarefas apresentadas durante o desenvolvimento de aplicações, simplesmente porque nunca esteve diante de tais dificuldades. Por este motivo, terá de eliminar algumas das etapas envolvidas, escondendo-as "debaixo do tapete", a fim de poder seguir adiante. Tais etapas eliminadas farão falta no futuro ou representarão limites no produto final, sobre os quais o cliente não estava ciente durante a contratação do serviço ou que nunca vai estar até ser tarde demais. Além disso, o desenvolvedor inexperiente, confrontado com desafios acima de sua capacidade, não conseguirá entregar o trabalho no prazo acordado ou não conseguirá trabalhar sob pressão, a lutar contra o relógio.

Temos, por outro lado, um desenvolvedor experiente que conseguirá resolver os desafios simplesmente porque já o fez dezenas de vezes anteriormente, e não eliminará etapas, criando uma base sólida para a evolução futura da aplicação.

O Uso de Templates ou de Aplicativos que Criam Aplicativos

Alguns sites na internet vendem templates que podem ser utilizados para criar alguns tipos de aplicativos em muito pouco tempo e com preços altamente reduzidos. Entretanto, qualquer que seja o resultado final criado através de um desses templates de baixo custo, será algo sem originalidade, sem graça e que não despertará qualquer interesse por parte dos utilizadores. Basta fazer uma pesquisa na App Store para descobrir inúmeras aplicações criadas desta forma, as quais, muito provavelmente, não são compradas por ninguém e nem acessadas para download. Lembre-se de que a App Store é um território altamente competitivo. Criar algo de baixo custo e baixa qualidade não vai ajudar o seu aplicativo a chegar a lado algum.

Uma outra forma barata de se criar aplicativos é por meio de programas como o PhoneGap, o Titanium ou o Monotouch. Com eles é possível desenvolver, de uma só vez, aplicativos para o iPhone, para o iPad, para o Android e, e nalguns casos, para o Mac OS X, Windows ou para a web. O grande problema de se utilizar estes programas é que as aplicações desenvolvidas serão um denominador comum a todas as plataformas envolvidas.

Digamos, por exemplo, que no iPhone ou iPad seja possível criar um efeito nas imagens que não seja possível criar no Android e que o contrário seja verdadeiro, ou seja, que o Android permita a criação de um efeito que o iPhone não possui. Ao desenvolver o seu aplicativo com aquele programa que cria programas não vai ter nenhuma dessas duas funcionalidades disponíveis. Isso, porque, o fabricante do programa que cria programas não pode disponibilizar funcionalidades que não existam em todas as plataformas. Lembre-se que o objectivo final dos programas que criam programas é o de produzir aplicativos que corram em todas as plataformas, ou seja, só poderá disponibilizar funcionalidades que existam em todas as plataformas. É por isso, por exemplo, que vemos programas teoricamente feitos para o Mac OS X que não possuem o visual esperado de um programa para o Mac. O resultado final é um desinteresse por falta do utilizador, que vê o programa feio e fora de contexto. Conclusão: fazer uma aplicação que é um denominador comum a todas as plataformas é limitar, à partida, o potencial dos seus aplicativos.

Se quer obter o máximo potencial dos seus programas, crie um programa para cada plataforma, utilizando as ferramentas que cada plataforma disponibilizar para tal. Se não possui dinheiro para fazer tudo de uma vez, escolha a plataforma mais promissora e desenvolva para tal. Hoje em dia, a grande plataforma para o desenvolvimento móvel é a do iOS, sistema operativo utilizado pelo iPhone e pelo iPad que, segundo as últimas estatísticas, oferece um retorno 400% superior ao ofereciodo pelo Android.

É assustador vermos, na App Store, uma grande quantidade de aplicações sem as mínimas condições de acabamento ou de utilização. Geralmente estas aplicações possuem um valor muito reduzido de vendas e de visibilidade. São aplicativos feitos por amadores, feitos a partir de templates ou de programas que criam programas. Estimo que 90% do faturamento total da App Store seja dividido apenas entre 5 a 10% de todos os programas disponibilizados para a venda. Esta pequena porcentagem é a dos melhores programas, dos mais bem feitos, dos mais criativos e realizados especificamente para o iPhone, iPad ou Mac OS X, por profissionais competentes.

Diferentemente das Casas

Existe uma diferença crucial entre uma casa e um aplicativo para iPhone, iPad ou Mac OS X. Enquanto uma casa valoriza à medida que o tempo passa, um aplicativo tem um perfil de valorização diferente. Um aplicativo como o Instagram, por exemplo, provavelmente custou em torno de algumas centenas de milhares de euros para ser desenvolvido, mas acabou por ser vendido por mil milhões de euros, ou seja, muito acima do preço do seu custo.

É sempre bom lembrar de uma regra de ouro: criar algo original e acreditar que poderá ser bem sucedido.

Afinal Quanto Custa uma Aplicação para o iPhone, iPad ou Mac OS X?

O desenvolvimento de um aplicativo para iPhone, iPad ou Mac OS X, assim como na construção de uma casa, requer ou poderá vir a requerer o envolvimento de vários tipos de profissionais, tais como: ilustradores, músicos, digitadores, criativos, programadores etc.

Conforme já dissemos, um programa feito por um desenvolvedor inexperiente poderá custar mais do que o planeado, seja porque terá de ser reescrito no futuro, seja porque o desenvolvedor inexperiente não possuia a experiência necessária para minimizar a necessária contratação de outros profissionais.

Uma casa em Portugal, digamos um T3, custa entre €120.000 a €170.000 num sítio de classe média. Pela minha experiência profissional, diria que uma aplicação para o iPhone, iPad ou Mac OS X custará, no mínimo, €80.000, dependendo da complexidade e da forma como se deseja que a aplicação seja criada.

Por fim, reitero o conteúdo acima para afirmar que o desenvolvimento de aplicativos de alta qualidade não é algo barato de ser feito. O custo do produto de alta qualidade é maior, mas a construção ser dará sobre uma fundação sólida, a partir da qual poderá haver crescimento. Construir algo sólido de uma só vez, evitará ter de construir duas ou três vezes a mesma aplicação, evitando, desta maneira, uma perda de tempo e de dinheiro.

Experiência Profissional

Estou no desenvolvimento de applicações para a App Store desde o início em 2008. Neste período desenvolvi pelo menos 70 aplicações para o iPhone, iPad e Mac OS X, atingindo milhões de downloads. Muitos destes aplicativos chegaram o primeiro lugar na App Store de vários países durante semanas seguidas, nas categorias correspondentes, inclusive na competitiva loja americana da App Store, batendo aplicativos de gigantes como a Disney, ESPN, NBA, NFL, FIFA, EA, Rovio e outros.

Em poucas palavras, a minha experiência profissional poderá ser resumida da seguinte forma:

  • pelo menos 25 anos de desenvolvimento na área multimédia e de produção de efeitos visuais, dos quais, 6 anos no Departamento de Efeitos Visuais e Pós-Produção da TV Globo (Brasil);
  • 2 anos no Departamento Multimédia da RTP Meios (antiga Foco);
  • diversos anos no desenvolvimento de sites estáticos e dinâmicos para a internet;
  • 14 livros sobre diversos temas da multimédia e da informática publicados por duas editoras em Portugal (FCA Editora e Centro Atlântico);
  • centenas de artigos escritos para revistas de fotografia em Portugal (ex. Super Foto Prática) e no Brasil;
  • dezenas de cursos multimédia publicados em revistas de informática portuguesas (ex. PC Guia);
  • dois prémios na área de publicações multimédia (Portugal e Inglaterra);
  • vários cursos presenciais (workshops) de Photoshop ministrados numa escola em Carcavelos.
  • 18 anos de experiência no alojamento de sites, servidores de internet e no desenvolvimento para a web;
  • publicação de centenas de cursos em CD sobre variados temas da multimédia e
  • pelo menos, 70 aplicações de iPhone, iPad e Mac OS X publicadas internacionalmente na App Store desde 2008. Poderá encontrar os meus aplicativos neste link.

Também tenho, desde 2001, sites como EfeitosVisuais (blog de grafismo e loja de venda dos meus cursos multimédia e livros) e SacoCheio (loja de venda dos meus cursos multimédia e de revenda dos livros da minha editora FCA Informática).

Estou localizado em Lisboa.

Posso desenvolver o aplicativo que a vossa empresa necessita remotamente ou directamente nas vossas instalações. Entre em contacto para mais informações, peça um orçamento ou visita (Lisboa e Margem Sul) sem compromisso.

 

Magno Urbano
Desenvolvimento de Aplicações para iPhone, iPad e Mac OS X

Clique aqui para entrar em contacto.

 

 

 

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