cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

No caso de querer utilizar um parâmetro, ofuncionamento é muito similar à expressão. Porém, antes de utilizar um parâmetro é preciso declará-lo; tarefa que deve ser feita directamente nocódigo da página, pela inserção de uma linha conforme mostrada a seguir.

<!– TemplateParam name=”NNN” type=”type ofvalue” value=”the value of the parameter” –>

A variável TemplateParam indica adeclaração de um parâmetro, cujo nome é NNN. Type indica o tipo do parâmetro, que pode ser Color, Text, Number ou Boolean e Value declara o seu valor[51].

Poderíamos por exemplo, usar a seguinte definição para estipular uma borda de um pixel para a tabela:

<!– TemplateParam name=”borda”type=”number” value=”1″ –>

Caso quiséssemos definir agora a espessura da borda de uma tabela, poderíamos referir ao parâmetro declarado pelo uso daseguinte declaração no código da página.

<table width=”200″ border=@@(borda)@@ cellpadding=2cellspacing=1>

Como pode ver, o tag border, próprio da declaração da espessura da linha de borda da tabela, em vez de conter directamente um valor numérico, agora contém a referência ao parâmetro“borda”.

Para inserir o valor de um parâmetro num determinado tag terá sempre de usar o formato @@(parâmetro)@@. Porém sequiser apenas mostrar o valor associado a um parâmetro numa determinada parteda página, poderá usar uma forma alternativa, mostrada a seguir.

<!– #TemplateExpr expr=”parâmetro”–>

(e) Repeating Region

Por meio do ícone Repeating Region,poderá definir regiões repetitivas, ou seja, regiões que podem variar detamanho consoante a vontade do utilizador.

Digamos que está a preparar um template paraser usado por um departamento, para criar uma tabela de produtos e preços paraa Web. Veja a tabela a seguir.

PRODUTOS PREÇOS CONDIÇÃO
Produto A 10 euros disponível em stock
Produto B 12 euros indisponível
Produto C 18 euros disponível emstock

tabela 1-2: Templates – exemplo de uma tabela de preços

Porém, ao criar um template genérico queremosque este possa variar de tamanho, consoante o número de produtos que o departamento queira colocar. Para tal, precisará criar uma tabela com apenas duas linhas, uma para o cabeçalho e outra a ser definida como uma região repetitiva (Repeating Region). Então, o que faz primeiro é criara tabela com as duas linhas (figura 1-56).

figura 1-56: TemplatesRepeating Region
(região repetitiva – definição da tabela inicial)

A seguir, selecciona a segunda linha com orato e clica no botão Repeating Region, para defini-la como repetitiva. Notará o surgimento da etiqueta com a frase “Repeat: RepeatRegion1” a marcar a região (figura 1-57).

figura 1-57: TemplatesRepeating Region
(região repetitiva – definição da região repetitiva)

Então, selecciona novamente a mesma linha eclica no botão Editable Region, para marcá-la como uma região editável. Notará o surgimento de uma segunda etiqueta na mesma linha, com afrase “EditRegion1” (figura 1-58).

figura 1-58: TemplatesRepeating Region
(região repetitiva – definição da região editável)

Feito isto, deverá gravar a página como template. Quando for criar uma nova página a partir deste template verá que surgem quatro botões na tabela, um “mais”, um “menos”, uma seta para baixo eoutra para cima. Estes botões servirão, a quem estiver a criar uma página apartir do template, para inserir novas linhas, apagar a linha seleccionada ou mudar uma linha para baixo ou para cima na tabela, respectivamente (figura 1-59).

figura 1-59: TemplatesRepeating Region
(região repetitiva – uso do template)

Então, se a partir da tabela inicial clicássemostrês vezes no “mais”, teríamos o acréscimo de três novas linhas à tabela e esta se transformaria no exemplo que é visto na figura 1-60.

figura 1-60: TemplatesRepeating Region
(região repetitiva – a edição da tabela)

NOTA: As etiquetas, botões e outros elementos quesurgem nos templates e que são vistos na hora da criação da página, não são vistos na página final, quando esta é visualizada pelo browser.

Vamos mostrar a seguir, um exemplo mais sofisticado do uso das Repeating Regions em combinação com os parâmetros. Digamos que queira criar uma tabela com cores alternadas de linhas, conforme mostrado a seguir.

Produto A 10 euros disponível em stock
Produto B 12 euros Indisponível
Produto C 18 euros disponível em stock
Produto D 20 euros disponível emstock

tabela 1-3: Templates – outro exemplo

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... NJdflW na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos