cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

Para criar algo deste tipo em HTML, precisa declarar a cor de cada linha no código da página ou ajustá-la manualmente caso esteja a fazer a manipulação interactiva da tabela. Agora imagine que depois de criada a tabela, queira aumentar a quantidade de linhas. Não é preciso dizer que novamente precisará editar o código da página, para declarar a cor das novas linhas acrescentadas. Porém, se utilizar um Repeting Region em combinação com parâmetros poderá criar tabelas que se auto-ajustem automaticamente, independente do número de linhas que tenham ou venham a ter. Vamos então à explicação detalhada de como fazê-lo.

Primeiro, é preciso declarar dois parâmetros, como os vistos a seguir, que irão definir as cores das linhas ímpares e pares da tabela e colocá-los na região <HEAD> do código da página.

<!– TemplateParam name=”cor_impar” type=”color” value=”green” –>
<!– TemplateParam name=”cor_par” type=”color”

value=”blue” –>

Depois, é preciso declarar no interior do código da tabela, na parte referente à segunda linha, o comando que indicará ao código a cor a usar conforme o caso (impar ou par).

<tr bgcolor=”@@((_index 1) ? cor_impar : cor_par)@@”>

A explicação para a linha acima é a seguinte: o “” é o operador binário AND que faz a comparação entre o índice da linha da tabela e o número 1. O operador binário AND só produz resultado igual a 1 quando ambos os elementos comparados são 1, caso contrário, fornece sempre 0 como resposta. Se fizermos AND entre os números decimais 4 e 6, o resultado será 4, pela seguinte razão.
6 em binário é 110
4 em binário é 100

Se fizer AND entre 110 e 100 terá o seguinte resultado:

Número 6 Número 4 RESULTADO
1 1 1
1 0 0
0 0 0

tabela 0 -4 : operador binário AND

Na prática um número binário será par se o último dígito for 0 e ímpar se este dígito for igual a 1. Logo, como no caso da tabela estamos a comparar o índice da linha com o valor 1, então toda linha ímpar terá um valor binário cujo último dígito será igual a 1. Analogamente, toda linha par terá binariamente o último dígito do índice igual a 0. Então,  toda linha par produzirá um resultado 0 e toda linha ímpar produzirá um resultado 1.

Em programação, dizer que um valor binário é igual a 1 é dizer que equivale ao valor booleano de TRUE (verdadeiro), sendo o 0 equivalente a FALSE (falso).

Na linha <tr bgcolor=”@@((_index 1) ? cor_impar : cor_par )@@”>, temos uma comparação realizada no interior do parêntesis, na forma (_index 1) e logo a seguir vemos um sinal de interrogação. Esta sintaxe equivale a perguntar: “é verdadeiro o AND entre _index e um?”. Se a resposta for afirmativa então é considerada a variável “cor_impar”, caso contrário será considerada “cor_par”. Então, se o resultado do AND for 1 então a linha é ímpar. Neste caso, a variável “cor_impar” será utilizada, caso contrário, teremos a utilização de “cor_par”.

O código HTML completo da tabela que se ajusta automaticamente é o seguinte:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN”>

<html>

<head>

<title>Tabela Auto Ajustavel</title>

<meta http-equiv=”Content-Type” content=”text/html; charset=iso-8859-1″>

<!– TemplateParam name=”cor_impar” type=”color” value=”green” –>

<!– TemplateParam name=”cor_par” type=”color” value=”blue” –>

</head>

<body bgcolor=”#FFFFFF”>

<table width=”50%” border=”1″>

<tr>

<td height=”46″> <div align=”center”>

<strong>PRODUTOS</strong></div></td>

<td><div align=”center”>

<strong>PRECcedil;OS</strong></div></td>

<td><div align=”center”>

<strong>CONDICcedil;Atilde;O</strong></div>

</td>

</tr>

<!– TemplateBeginRepeat name=”RepeatRegion1″ –>

<tr bgcolor=”@@((_index 1) ? cor_impar : cor_par )@@”>

<td height=”45″><br> </td>

<td>nbsp;</td>

<td>nbsp;</td>

<!– TemplateEndRepeat –>

</table>

</body>

</html>

Lembre-se que para este exemplo funcionar é preciso gravá-lo como template e depois iniciar a edição de uma nova página a partir do template criado.

Além do “_index”, existem outros parâmetros que poderá utilizar numa região repetitiva, conforme mostrado a seguir.

Parâmetro Significado
_index Corresponde ao índice do tag que se está a referir como por exemplo, as linhas de uma tabela. O primeiro índice tem o valor zero.
_isFirst É uma variável booleana. Se tiver o valor True então significa que a região actual é a primeira de uma série repetitiva.
_isLast É uma variável booleana. Se tiver o valor True então significa que a região actual é a última de uma série repetitiva.
_prevRecord corresponde ao objecto “_repeat” da região anterior.
_nextRecord Corresponde ao objecto “_repeat” da região seguinte.
_parent Do ponto de vista de uma repeating region dentro de outra (nested repeated region) esta variável refere ao objecto “_repeat” da região externa.
_numRows Corresponte ao número total de campos numa “repeating region”.

tabela 1 -5 : parâmetros de uma região repetitiva

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... rVAamE na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos