cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
11 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

1.3.2  LAYOUT

Esta é a segunda secção do barra de Insert. Através desta secção é possível escolher o modo Layout de trabalho para o Dreamweaver. Este modo permite trabalhar de forma intuitiva em funções que normalmente seriam menos óbvias. No caso, o Dreamweaver permite que se utilize este modo para a criação de tabelas e layers, razão pela qual temos exactamente ícones para estas funções no início da barra de Layout (figura 1-65 ).

figura 1-66 : Barra Layout

1.3.2.1  Standard, Expanded Layout (


normal, expandido e layout)

Antes de fazermos qualquer coisa neste modo layout, é preciso entendermos alguns dos botões que se encontram mais adiante na mesma barra. Vemos que existem três botões, nomeados Standard, Expanded e Layout. O primeiro coloca o Dreamweaver no modo normal de operação, com o qual já estamos acostumados e no qual estávamos até então. O segundo botão coloca o programa no modo Expanded. Este modo altera as tabelas e cria espaços adicionais entre as células e margens destas, para facilitar o trabalho de manipulação. Isto é deveras vantajoso quando se está a lidar com tabelas possuidoras de células, linhas ou colunas muito pequenas, que se transformam em verdadeiros pesadelos, quando precisam ser manipulados. A grande vantagem deste modo é criar espaços temporários, apenas com a intenção de facilitar o lidar com a tabela e que desaparecem assim que se coloca o Dreamweaver no modo Standard. O terceiro botão, chamado Layout, coloca o Dreamweaver num modo, no qual o utilizador tem plena liberdade para dispor os diversos elementos da sua página, que estão intuitivamente a ser ajustados numa tabela.

Ao accionar pela primeira vez o modo Expanded e o Layout verá janelas a informar exactamente o que acabamos de descrever (figura 1-66 ).

figura 1-67 : Tabelas, modo Expanded e Layout

1.3.2.2  Criar tabelas no modo layout

Para começar, coloque o Dreamweaver no modo Layout. Então, faça clique no botão Layout Table; primeiro botão da barra Layout (figura 1-67 ).

figura 1-68 : Layout Table

Em seguida, na área de trabalho, deverá fazer clique com o rato para marcar o ponto superior esquerdo do que será a layout table, arrastar o rato com o botão pressionado até o ponto que deseja como inferior direito e libertar o botão do rato. Criará assim a estrutura ou contentor que abrigará a tabela (figura 1-68 ).

figura 1-69 : Layout Table (tabela no modo Layout – estrutura)

Criada a estrutura, é hora de desenhar as células no seu interior, o que é feito com o botão a seguir, chamado Draw Layout Cell(figura 1-69 ).

figura 1-70 : Draw Layout Cell

Seleccione então o Draw Layout Cell e pelo mesmo principio que utilizou para criar a estrutura da tabela, desenha um rectângulo no meio da área da tabela. Quando libertar o botão do rato verá que outras células à volta foram criadas de forma a transformar tudo numa tabela (figura 1-70 ).

figura 1-71 : Draw Layout Cell (criar uma célula no modo Layout)

Observe que a barra inferior da tabela mostra a largura de cada coluna e da tabela em pixéis e que também possui pequenas setas para baixo, a indicar a presença de menus naquelas regiões (figura 1-71 e figura 1-72 ).

figura 1-72 : Layout Table – menu contextual da coluna

figura 1-73 : Table – menu contextual da tabela

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... dWiaR4 na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos