cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
11 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

1.3.6  APPLICATION

A próxima divisão na barra Insert chama-se Application (figura 1-126 ). Esta divisão inclui os comandos para a criação e manipulação de bases de dados, em páginas criadas de forma dinâmica. As páginas deste tipo são construídas em tempo real, baseadas nas informações fornecidas pelo utilizador. São páginas armazenadas não em formato HTML, mas em formato texto, no interior de bases de dados e quando solicitadas, são rapidamente transformadas por programas, para o formato HTML.

Para que pudéssemos falar dos botões existentes nesta barra, seria necessário explicar cada uma das tecnologias de bases de dados suportadas pelo Dreamweaver, nomeadamente o ColdFusion, ASP, ASP.NET, JSP ou PHP, o que seria impossível devido à extensão dos temas e também porque fugiriam à abrangência deste livro. Então, nos escusaremos de descrever as funcionalidades de cada botão, passando à divisão seguinte na barra Insert.

figura 1-127 : Application

1.3.7  FLASH ELEMENTS

Quando corre o Dreamweaver sem modificações, ou seja, da forma como foi inicialmente instalado no sistema, a divisão Flash Elements (figura 1-127 ), na barra Insert, contém apenas um elemento: Flash Viewer.

figura 1-128 : Flash Elements

O Flash Viewer é um objecto em Flash capaz de criar um elemento interessante para a visualização de imagens. Uma espécie de browser, que o visitante poderá utilizar para visualizar as imagens que possua no seu site (figura 1-128 ).

Então o que faz para ter esta funcionalidade, é arrastar o botão Image Viewer, da barra Flash Elements, para a página que estiver a criar. Assim que o fizer verá uma janela do sistema operativo a perguntar onde quer gravar o ficheiro Flash (SWF) resultante da inserção do Image Viewer e na sua página verá a representação do objecto inserido, que é similar à vista na figura 1-42 .

figura 1-129 : Image Viewer, exemplo.

Para configurar os parâmetros do viewer para que ele consiga correctamente mostrar as imagens, primeiro é preciso fazer clique no objecto para seleccioná-lo e então ir na janela Tag Inspector, normalmente localizada ao lado direito na interface do Dreamweaver (figura 1-129 ). Nesta janela encontrará diversas propriedades, sobre as quais falaremos a seguir.

BgColor permite ajustar a cor de fundo da região que mostrará a imagem.

CaptionColor, CaptionFont e CaptionSize, possibilitam o ajuste da cor, tipo e tamanho da letra a ser usada na legenda da imagem.

FrameShow, FrameColor e FrameThickness, permitem definir ou não a existência de uma borda, a sua cor e espessura, respectivamente.


figura 1-130 : Tag Inspector


figura 1-131 : Tag Inspector
(legendas das imagens)

ImageCaptions permite definir as legendas que cada imagem terá. Para fazer esta definição, deve fazer clique na área onde estão os colchetes, para activá-la, e inserir as legendas no interior destes mesmos colchetes, separadas por apóstrofos e vírgulas, segundo a forma ‘legenda 1’, ‘legenda 2’, etc. Também poderá opcionalmente fazer clique no pequeno ícone ao lado direito dos colchetes (figura 1-130 ) e fazer as definições das legendas por meio de uma janela própria (figura 1-131 ).

A seguir, nas propriedades do objecto, vemos um campo chamado ImageLinks. A exemplo do ImageCaptions, este campo deve conter os links ou endereços associados às imagens caso estas sejam clicadas, ou seja, os links associados às imagens. Da mesma forma do campo anterior, os links em ImageLinks devem estar separados por apóstrofos e vírgulas. ImageLinkTarget contém a definição do target para onde a página correspondente à imagem será enviada para visualização. ImageURLs por sua vez, contém a lista dos nomes/paths dos ficheiros das imagens. Tanto no ImageLinkTarget quanto no ImageURLs, também existe a possibilidade de fazer clique no pequeno ícone do lápis no canto direito, para poder editar o campo por uma janela própria, similar à da figura 1-131 .

figura 1-132 : Tag InspectorImage Captions
(janela de inserção de legendas)

ShowControls permite definir se os controlos de avanço, recuo e play (para fazer um slideshow no qual as imagens passam automaticamente) das imagens está visível ou não (figura 1-132 ).

figura 1-133 : Image Viewer – controlos do slideshow

As próximas três propriedades são SlideAutoPlay, SlideDelay e SlideLoop. Estas propriedades determinam se o slideshow começa a correr automaticamente, o tempo que cada imagem é mostrada e se o slideshow volta ao início, depois de ter atingido o fim e recomeça o ciclo indefinidamente.

Title, TitleColor, TitleFont e TitleSize estabelecem um título, a sua cor, tipo e tamanho de letra, para aparecer no slideshow.

TransitionsType permite a escolha do tipo de transição de uma imagem para a outra. Existem muitas opções neste campo que poderá experimentar.

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... CkTEt8 na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos