cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
25 Junho 2007 - por

GIMP - Programa de manipulação de imagens
(montagens fotográficas)
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)

 

Gaussian Blur

O filtro Gaussian Blur, disponível no menu Filters » Blur, permite fazer o desfoque de imagens ou layers.

Ao activar esta ferramenta, verá os seguintes parâmetros, na sua janela de propriedades:

GIMP - gaussian blur

Os parâmetros Horizontal e Vertical permitem ajustar a intensidade do desfoque nestes dois sentidos. No campo Blur Method poderá optar por IIR (Infinite Impulse Response) e RLE (Run-Length Encoding). O primeiro método funciona melhor em imagens que não tenham sido feitas em computador e nos quais se deseja uma alta intensidade de desfoque e o segundo método é indicado para imagens feitas em computador, nomeadamente aquelas com grandes áreas com uma mesma cor.

Unsharp Mask

Apesar do nome sugerir o contrário, o filtro Unsharp Mask, disponível no menu Filters » Blur, serve para tornar a imagem mais nítida.

GIMP - Unsharp Mask

Como, na verdade, a nitidez de uma imagem não pode ser aumentada por um método matemático, já que aquele é um factor que depende da quantidade de detalhes captados pela câmara ou dispositivo de captura, inventou-se uma técnica que consegue criar uma ilusão aparente de aumento na nitidez pelo aumento do contraste nas regiões fronteiriças dos elementos de uma imagem.

Para aumentar o contraste nas regiões fronteiriças dos elementos de uma imagem é preciso aumentar o contraste destas regiões, o que significa tornar mais claras as regiões mais claras e mais escuras as regiões mais escuras. Numa prática, mesmo que fotografe uma região relativamente uniforme, como o céu, por exemplo, nunca vai encontrar toda a região com os pixéis de mesma cor. Vai sempre existir uma diferença de valores entre os pixéis, mesmo que sejam adjacentes e correspondam à mesma região do céu. Logo, intensificar o valor dos pixéis de forma não selectiva e segundo uma certa regra, vai sempre significar aumentar a diferença entre as intensidades dos pixels adjancentes o que, na prárica, acentuará ou fará surgir uma granulação ou ruído na imagem. Isto sem falar na formação de halos nas regiões fronteiriças dos objectos.

Ao invocar o comando Unsharp Mask, vai ver a janela de propriedades que mostrámos no início desta secção. Nesta janela poderá ajustar o valor do raio, intensidade e nível, a partir do qual, o efeito deve actuar.

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... hihRFZ na caixa seguinte:

CAPTCHA image

2 Opiniões

  1. Tutoriais para GIMP | Tecnologia | Puts! on Março 22, 20089:20
    [...] Os filtros Gaussian Blur e Unsharpen Mask; [...]
  2. diana on Julho 2, 200819:52
    parece ser um bom editor de imagens=)
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos