cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
29 Junho 2007 - por Magno Urbano

JAVASCRIPT - GUIA DE REFERÊNCIA COMPLETO GRÁTIS
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)

 

O CONTROLO DO FLUXO: IF…ELSE:

Talvez um dos comandos mais utilizados em todas as linguagens de programação é o if. É um comando utilizado para tomar uma decisão baseada numa condição e executar a parte do programa apropriada.

Exemplo: digamos que queiramos desejar “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” a um utilizador, conforme a hora do dia. Então, poderíamos criar um código como o mostrado, de seguida:

var hora = new Date().getHours();

if (hora < 12)

alert(”bom dia”);

if (hora >= 12 && hora < 18)

alert(”boa tarde”);

if (hora >= 18)

alert(”boa noite”);

Na primeira linha é definida uma variável chamada “hora” e, a esta variável, é atribuída a hora do sistema. Então, na linha seguinte, é feito um teste para saber se a hora é menor do que 12, ou seja, antes de meio-dia. Se assim for, é mostrada a mensagem “bom dia”. Caso contrário é feito um segundo teste para saber se a hora corrente é maior ou igual a doze e (&&) menor do que 18. Se assim for, é mostrada a mensagem “boa tarde”. Finalmente, nas últimas linhas do programa, é feito um novo teste para saber se a hora corrente é maior ou igual a 18 e, em caso positivo, é mostrada a mensagem “boa noite”.

Observe que esse tipo de controlo de fluxo é ineficaz, pois todos os testes são sempre realizados, mesmo que uma mensagem já tenha sido mostrada. Assim sendo, é preciso utilizar o else – uma função companheira do if. Esta função else, corresponde à condição contrária, ou seja: Se (if) a condição for satisfeita, faça isso, caso contrário (else), faça aquilo.

Então, podemos reescrever o nosso código da forma seguinte:

var hora = new Date().getHours();if (hora < 12)

alert(”bom dia”);

else if (hora >= 12 && hora < 18)

alert(”boa tarde”);

else

alert(”boa noite”);

Neste programa é feito um teste inicial para saber se a hora corrente é menor do que doze e, em caso positivo é mostrada a mensagem de “bom dia”. Caso não seja (primeiro else) é feito novo teste, com a função if, para saber se a hora corrente corresponde à tarde, sendro mostrada a mensagem correspondente, em caso positivo. O último else equivale a “boa noite”, mensagem mostrada no caso da hora não corresponder à parte da tarde.

Para tornar o código mais legível, podemos escrevê-lo da seguinte forma:

var hora = new Date().getHours();

if (hora < 12) {

    alert(”bom dia”);

} else {

    if (hora >= 12 && hora < 18) {

        alert(”boa tarde”);

    } else {

        alert(”boa noite”);

    }

}

 

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... 4mdVLO na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos