cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
29 Junho 2007 - por

JAVASCRIPT - GUIA DE REFERÊNCIA COMPLETO GRÁTIS
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)

 

O CONTROLO DE FLUXO - COMANDO TRY…CATCH e THROW

Poderá sofisticar o comando TRY…CATCH com o uso da função THROW. Esta função permite passar uma variável para o bloco CATCH.

Exemplo:

try {
    if (valor2 == 0)
       throw “O valor2 é zero!”;
    resultado = valor1 / valor2;
    alert(resultado);
    }

catch(e) {
    alert(”não é possível dividir por zero!”);
    alert(e);
}

 

Neste caso, o JavaScript primeiro testa para ver se o valor2 é igual a zero. Se for, um comando throw é executado com o texto “O valor2 é zero!”. Quando isso acontece, a execução do programa é desviada para o bloco CATCH. A variável e do bloco CATCH, guarda o valor do texto enviado pelo THROW e este bloco mostra duas mensagens ao utilizador: “não é possível dividir por zero!” e “O valor2 é zero!”.
NOTAS:

  • É possível ter mais de um bloco CATCH num bloco TRY.
    Exemplo: digamos que também não quer permitir a divisão se o valor2 for negativo…

try {
    if (valor2 == 0)
       throw “zero”;
    if (valor2 < 0)
       throw “negativo”;

    resultado = valor1 / valor2;
    alert(resultado);
}

catch(e if e == “zero”)  {

    alert(”não é possível fazer a divisão!”);


    alert(”O valor2 é zero!”);
}

catch(e if e == “negativo”) {

    alert(”não é possível fazer a divisão!”);
    alert(”O valor2 é negativo!”);
}

 

Neste caso, é feito um primeiro teste para ver se o valor2 é igual a zero. Em caso positivo, é executado um comando THROW com o valor “zero” e  o programa é desviado para o primeiro segmento CATCH. Repare que existem dois segmentos CATCH, mas cada um deles possui um teste inicial que verifica o conteúdo enviado pelo THROW e só permite a sua execução em caso positivo.

Se o valor2 não for zero, o programa verifica se este valor é menor do que zero, ou seja, negativo. Em caso positivo, um comando THROW com o valor “negativo” é executado e o programa é desviado para o segundo segmento CATCH.

 

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... QIAoeQ na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos