cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
30 Novembro 2006 - por

por Magno Urbano - (fonte: New York Times) 

O colunista David Pogue, do New York Times, confirmou o que já temos falado, repetidamente, nos nossos livros e artigos, ao longo desses anos: a resolução de um equipamento não é o factor mais importante!

Na semana passada, David Pogue, se aventurou nas ruas de Nova Iorque para descobrir, de uma vez por todas, se realmente a quantidade de megapixéis de uma imagem, é assim tão importante para a qualidade final de impressão desta. David mostrou às pessoas, diversas fotos impressas de 60 x 40 cm, todas impressas em um laboratório profissional. A primeira imagem tinha sido feita com uma câmara de 13 megapixéis e reduzida para caber no tamanho. As outras duas tinham sido feitas com câmaras de 8 e 5 megapixéis, respectivamente. A ideia era a de pedir às pessoas que identificassem a foto de melhor qualidade.

Os resultados, como esperávamos foi o seguinte: 95% das pessoas acharam impossível identificar a imagem de maior resolução. Algumas pessoas resolveram arriscar e acabaram por escolher a imagem errada. Apenas uma pessoa acertou: um professor de fotografia que, segundo David Pogue, acertou por acaso.

Seja como for, a verdade é que, à partir de um certo ponto é impossível ao olho humano discernir diferenças de qualidade. O mesmo é válido para o número de cores de um ecrã.

Conforme dissemos num livro nosso, o que mais interessa numa imagem é a dinâmica de cor e luminosidade. Uma câmara de 5 megapixéis pode ter uma imagem melhor do que uma câmara de 300 megapixéis, desde que possua uma maior dinâmica de cor e de luminosidade. É por isso que a Adobe incorporou ao Photoshop as novas imagens do tipo HDR (High Dynamic Range).

Isso leva a um grande problema: é fácil e barato fazer sensores de imagem e circuitos capazes de trabalhar e de criar imagens com muitos pixéis e, por outro lado, é caro fazer sensores e circuitos capazes de trabalhar e de criar imagens com grande dinâmica de cor e luminosidade. Experimente ver o quanto custa um scanner profissional com alta “dynamic range” e vai encontrar valores da ordem de 50 mil euros ou mais!

Pense nisso quando comprar uma câmara fotográfica ou scanner e analise a qualidade da imagem, não o número de pixéis. 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... JDn8Zp na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos