cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
19 Maio 2007 - por

por Magno Urbano

Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado como beta tester para várias empresas como, por exemplo, para a Adobe e para a Macromedia.

Praticamente, todas as vezes, tenho sempre falado acerca da mesma coisa: que os programas dessas empresas são, desnecessariamente, grandes e lentos. Para além de reclamar, tenho sugerido que mudem a abordagem de programação.

Actualmente, ainda se usa a mesma abordagem de 3 décadas atrás, que é a de carregar o programa todo - ou quase - na memória, quando este inicia. A minha sugestão é a de porque em vez de carregar todo o programa na memória, não é apenas carregada uma estrutura mínima, sendo as funções carregadas a pedido. Com as actuais velocidades dos discos e dos sistemas, isso não ia representar nenhuma lentidão na utilização, pelo contrário, os programas seriam mais rápidos e mais leves, já que mais área de memória estaria disponível.

Apesar de ser um programa excelente - à excepção do módulo de FTP que não funciona direito - em termos de lentidão de utilização, nenhum programa é mais lento que o Dreamweaver - e este é um programa que utilizo com muita frequência.
Cansado de reclamar sem ser ouvido, resolvi obrigar o Dreamweaver a uma dieta forçada. A dieta consiste em apagar, do Dreamweaver, todos os ficheiros que tenham relação com tecnologias ou funções que, para mim, sejam inúteis, como ColdFusion, ASP ou JRun.

Antes de realizar esta dica, aconselho que faça uma cópia de salvaguarda de todos os seus ficheiros. Aproveite e faça uma cópia do directório do Dreamweaver, para que possamos trabalhar nesta cópia, sem alterar o programa original.

  1. Crie uma cópia do rerectório onde o Dreamweaver está instalado;
  2. Procure, nos directórios do Dreamweaver por qualquer ficheiro, nomeadamente os com extensão JSP, que tenham referência às tecnologias que quer apagar.

No caso do MacOS X, abra a cópia do directório do Dreamweaver no Finder e digite na caixa do Spotlight - no canto superior direito - por letras que tenham relação ao que deseja apagar e apague tudo o que encontrar - nomeadamente ficheiros com extensão JSP - à excepção de ícones.

No meu caso, fiz três pesquisar: CF, ASP e JRUN, para localizar e apagar tudo aquilo relacionado ao ColdFusion, ASP e JRun.

Ao terminar a dieta, o meu Dreamweaver agora carrega em 6 segundos e ocupa 41 megabytes de memória quando está a correr - em comparação a um tempo anterior de carregamento de 30 segundos e dos 56 megabytes de memória que ocupava.

Esta dica foi feita na versão Dreamweaver CS3. Entretanto é válida para qualquer versão à partir da MX2004, inclusive.

Se alguém possui outras dicas para reduzir o tamanho do Dreamweaver ou de outros programas como o Photoshop, Illustrator, etc., convido a deixar um comentário neste artigo!

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... J1iTIH na caixa seguinte:

CAPTCHA image

3 Opiniões

  1. andré on Maio 23, 200720:28
    muito bom este artigo adorei! Realmente funciona e vale a pena testar, mas como o Magno diz: tem de quardar seus ficheiros no caso de algum dia querer utilizar novamente. Abraços... Ass. André www.catalogobsb.com
  2. Emerson on Junho 27, 200713:55
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o Magno Urbano por essa materia que, realmente, resolve o problema de lentidão e perguntar se já existe alguma solução para o photoshop. Abraço...
  3. Gestor on Junho 27, 200714:06
    obrigado pelos elogios! Realmente a dieta do Dreamweaver funciona porque este programa é uma montanha maior que o monte everest de programas em JavaScript. Aliás eu, particularmente, não gosto da maneira como o Dreamweaver é feito, pois o JavaScript é um código lento por natureza e torna o programa, extremamente lento. No caso do Photoshop, o problema é mesmo associado ao imenso tamanho do programa e de que maneira a Adobe lida com a sua operação. Penso que do Photoshop CS2 para o CS3 houve um avanço muito grande, no que diz respeito à velocidade. Entretanto, penso que muitos destes programas pesados poderiam tornar-se leves se seguissem a abordagem dos programas da Web, ou seja, carregar apenas o necessário e carregar as funções à medida em que o utilizador as fosse requerendo. Enquanto nenhum criador de software fizer isso, estaremos a lidar com programas cada vez maiores e que vão requerer computadores cada vez mais poderosos.
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos