cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

(a) O uso da tecla TAB

Os programadores, já há algum tempo, convencionaram o uso da tecla TAB ao deslocamento do cursor entre os campos de uma interface gráfica. Para a Web isto também é válido. Poderá usar o Tab Index para definir a ordem na qual os campos são seleccionados, quando a tecla TAB for carregada. Então, se tiver 3 campos na sua página, NOME, MORADA e CONTACTO, e marcá-los com Tab Index de 0, 1 e 2, ao accionar o TAB vezes seguidas, verá o cursor alternar entre os campos mencionados, pela ordem ditada nos índices.

Os últimos dois campos da janela são o Title, que permite definir um título para o link e o Access Key, que permite determinar uma tecla a ser utilizada pelo visitante para accionar o link.

1.3.1.2 EMAIL LINK

Este ícone quando accionado, permite a definição de um link do tipo e-mail. Um link do tipo e-mail quando clicado, faz surgir o programa para envio de e-mails configurado por definição, na máquina do visitante. Ao accionar o Email Link verá a janela indicada na figura 1-9, que é extremamente simples e só possui dois campos: Text e Email. O primeiro deve ser preenchido com a palavra ou frase a transformar em link (“clique aqui para entrar em contacto”) e o segundo com o endereço de e-mail propriamente dito, a transformar em link.

figura 1-9: Email Link

1.3.1.3 NAMED ANCHOR

Named anchor é um tipo especial de link que pode ser utilizado para marcar pontos dentro de uma página.

Imagine que cria uma página extensa, com diversos tópicos, e quer referenciá-los directamente de outras páginas, para que ao ser visualizada, esta possa mostrar a secção desejada. Digamos que tenha feito uma página a falar sobre compositores de música clássica, a qual chamou de “compositores.html”. Nesta página, colocou uma pequena biografia de Bach e Beethoven e marcou cada uma destas secções com Named Anchors nomeados “#bach” e “#beethoven”, respectivamente. Então, poderá criar no início desta página uma espécie de índice, com links às secções correspondentes na própria página. Assim, quem visitar a página poderá fazer clique nos itens deste índice e passar à secção correspondente instantaneamente. Além disso, estes Named Anchors podem ser referenciados de outras páginas (veja a figura 1-10).

figura 1-10: Named Anchor (exemplo)

Na figura 1-11, pode ver a janela do Named Anchor. Verificará que esta janela contém apenas um campo, onde deve colocar o nome do anchor (âncora). No Dreamweaver o funcionamento do Named Anchor é extremamente simplificado, uma vez que deverá usar esta janela para inserir os anchor nos pontos iniciais das secções. No exemplo mostrado na figura 1-10, as âncoras seriam colocadas no início das biografias dos compositores e os links para estas âncoras seriam feitos na forma “pagina.html#bach” e “pagina.html#beethoven”.

figura 1-11: Named Anchor

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... kmQQkZ na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos