cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

IMAGE MAPS

O último campo existente na parte inferior esquerda da janela de propriedade da imagem é o Map, que está acompanhado dos seus ícones correspondentes (figura 1-30).

O campo Map refere-se ao termo imagemap, que é um tipo especial de recurso para permitir a especificação demais de um link numa mesma imagem, ou seja, links em áreas da imagem. Veja um exemplo representativo na figura 1-31).


figura 1 - 30: Imagem (Image Map)


figura 1 - 31: Image Map, exemplo

Na imagem da figura 1-31 representamos o que poderia ser um image map, onde marcamos três regiões e a cada uma associamos um diferente link de Web. Assim, quando esta imagem fosse vista na Web ofereceria aos visitantes três diferentes hipóteses de clique do rato, cada qual levando o visitante a uma nova página.

Para definir um image map basta definir um nome para o mapa e através dos três ícones existentes abaixo da caixa dedefinição do nome (figura 1-30) marcar a área que se transformará num link dentroda imagem. Esta área pode ser rectangular, oval ou poligonal.

Para o caso de querer uma área rectangular ou oval, deve fazer clique uma vez em cima da imagem para marcar o canto superior esquerdo da área, manter o botão pressionado e arrastar o rato para a direcção oposta. Para o caso da área poligonal, basta dar cliques com o rato para definir os vértices do polígono.

Assim que fizer a definição da forma[27] poderá ver as suas propriedades na janela indicada na figura 1-32.

figura 1 - 32: Image Map, propriedades dos links

O campo Link, Target e Alt têm funcionamentos que já foram descritos anteriormente.

A seta negra no canto inferior esquerdo dajanela, serve para seleccionar uma forma ou um ponto da forma, para permitir a mudança de local, de tamanho (rectângulo e oval) ou a sua própria forma (poligonal).

(b) Image placeholder

Esta opção (figura 1-22) permite inserir um contentor na imagem, que se comporta da mesma forma que esta, mas é apenas um espaço vazio. A sua finalidade é reservar o espaço no layout para uma imagem que ainda não se têm, mas que já se sabe o tamanho.

Quando insere um Image Placeholder, vê a janela indicada na figura 1-33, cujos campos são os mesmos do caso da imagemcomum.

Para trocar um Image Placeholder por uma imagem, quando esta estiver disponível, basta preencher o campo SRC com o path da imagem.

figura 1 - 33: Image Placeholder (contentor de imagem)

(c) Rollover image

Rollover Image (figura 1-22)é uma imagem que muda de aspecto à passagem do rato.

Para criar um rollover é preciso ter criado previamente duas imagens diferentes: por exemplo, um botão azul que mudade cor à passagem do rato. Então, quando tiver as duas imagens, poderá carregarna função Rollover Image e então verá a janela da figura 1-34.

figura 1 - 34: Rollover Image

No campo Image Name, a exemplo de outros exemplos análogos anteriores, permite definir um nome para a imagem, que poderá ser usado para referenciar o objecto através de, por exemplo, um programa em JavaScript embebido no código da página.

Em Original Name, deverá indicar a imagem correspondente ao estado normal do botão e em Rollover Image, aimagem relativa ao estado transformado da imagem, ou seja, aquela relacionada aoseu aspecto à passagem do rato.

O campo Preload Rollover Image quando marcado, fará com que seja acrescentado ao início da página HTML, um código JavaScript destinado a fazer o carregamento prévio da imagem correspondente ao estado de rollover, assim que a página for carregada. A vantagem de carregar a imagem, antecipadamente, consiste no facto de ter a imagem disponível, antes deser preciso utilizá-la, para quando for a hora, não perder tempo em ter decarregá-la da Web.

A caixa When Clicked, Go to Url, deveser preenchida com o endereço e nome do ficheiro que deve ser mostrado quando a imagem for clicada. É um link normal vinculado à imagem. Sempre que se tratar de uma URL deve usar o prefixo “http://”.

(d) Fireworks html

FireWorks é um programa da antiga Macromedia (actualmente, Adobe) destinado à manipulação e edição de imagens. Este programa, permite manipular as imagens a ponto de criar alguns efeitos para uso exclusivo na Web, como rollovers[28] e slices[29], com a adição decódigos em Javascript, e em seguida, exportar os resultados em formato HTML para dentro de um site que esteja ou tenha sido editado no Dreamweaver e que esteja armazenado em disco. Pelo comando Fireworks HTML (figura 1-22), poderá então importar no Dreamweaver as páginas que exportou no FireWorks (figura 1-35).

figura 1 - 35: Fireworks HTML

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... wIA2nO na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos