cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
24 Junho 2007 - por

GIMP - Programa de manipulação de imagens
(montagens fotográficas)
GUIA RÁPIDO (cortesia Wikipedia.org)

 

As selecções

As selecções oferecem maneirs fáceis de copiar, mover ou manipular partes específicas de uma imagem ou layer. Também poderá utilizar as selecções para adicionar partes de uma imagem ou layer a outro, duplicar partes de imagens ou layers e outras funcionalidades úteis. Cada método é caracterizado pela forma como utiliza a ferramenta.

Para mover uma parte da imagem ou de um layer, por exemplo, simplesmente, faça uma selecção à volta da área que deseja mover e arraste esta área para o local desejado.

Para desactivar uma seleção pressione a tecla Control e faça clique com o rato.

Se tiver uma área seleccionada e desenhar uma segunda área, o GIMP substituirá a área anterior pela nova. Se quer adicionar uma nova área a outra que está seleccionada, deve pressionar a tecla Shift e manter esta tecla pressionada, enquanto desenha as novas áreas. Para fazer a intersecção entre uma área existente e uma nova área, mantenha pressionadas as teclas Control e Shift enquanto desenha as áreas.

Mostramos as ferramentas de selecção do GIMP, na figura seguinte. 

 GIMP

De seguida, vamos descrever, pela ordem vista na figura anterior, as ferramentas de selecção do GIMP.

 

Rectangle Select

A ferramenta Rectangle Select permite a criação de áreas rectangulares ou quadradas (se estiver com a tecla Control pressionada enquanto utiliza a ferramenta).

 

Circle/Elipse Select

A ferramenta Circle/Elipse Select permite a criação de áreas elípticas ou circulares (se estiver com a tecla Control pressionada enquanto utiliza a
ferramenta). 

Free Select

Esta ferramenta permite criar áreas em quaisquer formatos. Para utilizar esta ferramente, simplesmente, desenhe à volta do objecto que pretende isolar. Ao fazer um desenho de uma área, com esta ferramenta, deve ter sempre o cuidado de terminar o desenho no mesmo ponto onde começou, ou o GIMP tracará uma linha recta do ponto final ao inícial, de forma a criar uma área fechada.
Esta ferramenta é, muitas vezes, referida como “Lasso Tool” nomeadamente, no Photoshop.

 

Fuzzy Select

Se desenhar à volta de um determinado objecto numa imagem, com a ferramenta Fuzzy Select, o GIMP tentará ajustar a selecção para que corresponda, perfeitamente, ao objecto. Esta tentativa de ajuste é feita, automaticamente, baseada no grau de contraste do objecto em relação ao fundo onde está inserido. Por outras palavras, o GIMP tentará descobrir o contorno preciso do objecto, pela análise da imagem contida dentro da área seleccionada.

A melhor maneira de utilizar o Fuzzy Select é a seguinte: pressione a tecla Shift e, com esta tecla pressionada, faça clique no interior do objecto que deseja “recortar”, em vários pontos com a cor similar à da orla.

Nas janela de propriedades do Fuzzy Select, poderá ajustar vários parâmetros, nomeadamente, o nível de threshold – que define o quão distantes as cores devem estar, da cor existente no interior da área seleccionada, para que o GIMP considere como orla.

GIMP - Fuzzy Select 

 

Color Select

Esta ferramenta permite seleccionar partes da imagem que possuam uma determinada cor ou uma determinada faixa de cores. Para usar esta ferramenta, defina uma área, na imagem e depois ajuste os parâmetros na janela de propriedades.

GIMP - Color Select 

A função Color Select é muito útil para remover ou modificar partes de uma imagem ou layer. Se está a lidar com uma imagem de um céu, por exemplo, poderá utilizar o Color Select para seleccionar o azul do céu e mudá-lo para outra cor.

 

Intelligent Scissors Select

Deve utilizar esta ferramenta para definir uma forma à volta do objecto que deseja “recortar”. Devido à imprecisão desta ferramenta, não a deve utilizar para a criação de efeitos de qualidade.

 

Selection with paths

O path tool tem um botão nomeado como “Create selection from path” (criar uma selecção à partir de um path). Este botão cria uma ligação entre o último ponto definido num path e o primeiro clique dado com a ferramenta. Esta função é util para a modificação do fundo de uma imagem ou para a definição de um contorno.
 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... GBlroX na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos