cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
19 Agosto 2006 - por

por Magno Urbano

Vai ver nesse tutorial, como é fácil criar um botão tridimensional. Apesar da técnica ser criada para o Flash, o conceito pode ser aplicado em qualquer programa gráfico. Vai ver que criar um botão tridimensional é uma questão de luz e sombra. Siga então estes simples passos:

1. Crie uma elipse no centro da área de trabalho;
2. Na janela lateral selecione Fill e crie um gradiente como na figura mostrada de seguida, onde as três cores indicadas são:

  • (R: 255, G: 190, B:115);
  • (R: 123, G: 85, B:0) e
  • (R: 16, G: 16, B:0).

3. Com esse gradiente, clique com o balde de pintura numa região próxima ao canto superior esquerdo da elipse. Isso fará a pintura desta com o gradiente, transformando-a em algo como o visto na imagem seguinte.

Repare como uma elipse plana transformou-se numa esfera!

4. No Flash, um objecto como uma elipse é composto por dois subobjectos: a orla e uma área de cor. Precisamos, nesta etapa, seleccionar a orla da elipse. Então, pressione a tecla V, no seu teclado, de forma a activar a ferramenta de selecção e, com esta ferramenta, aproxime o cursor da borda da elipse, até observar que surge um pequeno segmento de arco no canto inferior direito do cursor. Nesta altura, clique com o rato, de forma a seleccionar a orla;

5. Então, clique na função Scale and Rotate no menu Modify, Transform e, na janela que se seguirá, ajuste o valor de Scale para 85%. Terá então o desenho de uma elipse no interior da área do degradê, conforme mostramos na imagem seguinte:

6. No Flash, o facto de termos colcado uma linha no interior da área do degradê, causou a divisão desta área em dois objectos, uma no interior da linha e outra no exterior. Agora, podemos pintar diferentes degradês em cada uma das áreas.

7. Por meio do uso do mesmo gradiente com o qual pintou a elipse, clique com o balde de pintura no canto superior direito da elipse interior. Verá que a imagem se converte naquilo que mostramos de seguida:

NOTA: Observe como agora temos a impressão de que existe uma concavidade na parte interior do botão, pelo facto de termos invertido a luz e a sombra.

8. Se repetir exactamente o mesmo procedimento, poderá colocar outra forma no interior…

9. Também poderá mudar o gradiente da forma intermédia, de maneira a conseguir interessantes efeitos de luz…

10. E não esqueça de que os furos podem ter qualquer formato…

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... e08ZEd na caixa seguinte:

CAPTCHA image

2 Opiniões

  1. mSleezy on Fevereiro 20, 20076:36
    fantástica simplicidade parabens adorei
  2. OPODER!!! on Março 25, 200721:00
    Muito bom mesmo! Criatividade é o ponto ;)
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos