cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
12 Outubro 2006 - por

por Magno Urbano

Uma vez precisei de fazer um efeito no Inferno (Autodesk/Discreet) no qual precisava fazer partículas que tivessem uma certa duração no tempo, uma certa “vida”. Partículas que fossem ficando esbatidas à medida em que o tempo passava. Imaginei que poderia controlar o tamanho da partícula, para que diminuísse com o passar do tempo. Assim, conseguiria fazer a partícula sumir, de forma suave.
Como praticamente todos os geradores de partícula dos softwares 2D e 3D, o tempo de duração de uma partícula, normalmente, é chamado de “life time”, sendo sempre definido em frames. Entretanto, esse controlo não é suficiente, pois, passado o tempo de vida da partícula, ela desaparece de forma repentina.

Na vida real, se emitirmos, por exemplo, um fumo, este dissipa com o passar do tempo. Para fazer a mesma coisa no Inferno, é preciso usar algo chamado Particle Manipulator, associado à seguinte função:

size = lifetimeI * size

Assim, as partículas com um grande valor de tempo de vida, ou seja, as partículas mais próximas do emissor, irão diminuir em tamanho com a passagem do tempo, fazendo com que a emissão fique suavizada nas bordas.

Outro efeito interessante é o de ter uma partícula que muda de cor ao longo do tempo. Então, poderá criar, por exemplo, uma partícula que é vermelha quando é emitida e transforma-se em laranja, com o passar do tempo. Para criar este tipo de situação, associe um Particle Manipulator ao emissor de partículas e associe a seguinte função:

green = 10 - 10 * lifetimeI

Deve também ajustar a cor da partícula para vermelho total.

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... ITGA32 na caixa seguinte:

CAPTCHA image

11 Opiniões

  1. Renan on Outubro 19, 200722:27
    Muito obrigado pelo artigo. Já tinha lido este artigo há algum tempo atrás, quando pesquisava sobre o Inferno e etc. Sou, literalmente, louco por video, composição e motion graphics. Mexo apenas no After Effects e noutros programas da Adobe, mas estou me preparando para fazer um curso, mesmo que com muita economia, ou aprender por minha conta. Enquanto isso, estou vendo alguns tutoriais no próprio site da Autodesk. Obrigado Magno Urbano pelo post e, se possivel, escreva mais artigos sobre o Inferno, Flame etc. Obrigado! Renan, 17 anos.
  2. magno.urbano on Outubro 20, 20070:03
    Ok Renan, obrigado pelos elogios! Tento sempre colocar neste site informações úteis para toda gente!
  3. Renan on Outubro 27, 20072:25
    O site realmente atende tudo mesmo. Está de parabéns. Tutorials muito legais. Gostaria de saber quando você mexeu no Inferno ou se trabalha sempre com o sistema e tal. Posso entrar em contato com vocês para tirar esse tipo de dúvida? Bem de qualquer forma vou mandar um e-mail e se possível será óptimo. Obrigado!
  4. magno.urbano on Outubro 27, 20074:09
    Obrigado pelos elogios ao site! Eu usei muito o Inferno durante 2 anos, quando trabalhei no departamento de pós-produção de uma grande emissora de TV. Depois disso tenho usado o Combustion.
  5. renan. on Outubro 27, 20074:48
    Opa, que isso Magno. E você aprendeu tudo sozinho mesmo ou fez algum curso fora? Será que tem como nós trocarmos alguns e-mails. Claro, se possível pra você. É que tenho muita curiosidade nesta área de pós produção com o Inferno e etc. Na Internet não consigo achar muita coisa. Seria só para tirar dúvidas em relação ao Inferno e coisas do tipo. Se tiver algum forum...porque não sei se aqui pode servir para este espaço. Acredito que não. Mas espero que possamos trocar algumas ideias. Enfim é isso Magno. Só o que você tem falado até agora tem sido muito bom pra mim. Obrigado. Renan
  6. renan. on Outubro 27, 20074:53
    (off topic) Desculpe-me. agora que vi que você é de Portugal. Bem, sou do Brasil. Espero que isso não nos impeça que nos comunicamos. Suas dicas serão muito importantes para mim. Estou mandando meu e-mail através do contato. abraços Renan.
  7. magno.urbano on Outubro 27, 200719:38
    99% de tudo o que sei, aprendi sozinho. Ao longo do caminho fiz alguns workshops mas, geralmente eram para tirar dúvidas. Portanto, mesmo nesses casos eu já tinha de saber algo para poder fazer o workshop. Eu tive a sorte de fazer cursos com profissinais americanos tanto da Alias|Wavefront, como foi o caso de cursos de Alias PowerAnimator e depois do Maya, como também da Discreet, como no caso do Inferno. Também tive a sorte de ter trabalhado e aprendido com excelentes profissionais como foi o caso do genial Taulio Mello e do excêntrico e temperamental Marivaldo Kelsch (o gênio imcompreendido).
  8. renan. on Outubro 28, 20074:22
    Nossa Magno, realmente seu currículo é algo de se impressionar. Vou leva-lo para inspiração na minha futura e por enquanto aventureira profissão que tanto gosto e me fascina e que pretendo seguir. Não sei mais o video me fascina, com ele o humano chora, ri, grita e se impressiona com efeitos fantásticos. E é por isso que estou querendo tanto aprender cada vez mais. Claro que na vida não vou trabalhar com tudo que gosto, mas durante ela vou fazer o que realmente tanto gosto e, com certeza, transmitir, mesmo que não sempre, o que penso. Muito obrigado pelas informações e dicas Magno. Estou entrando agora no 3D e estava em dúvida entre 3D Max e Maya. Mas provavelmente vou me dedicar ao Maya, mas a real paixão são programas de composição. E no futuro espero ter oportunidades semilares as suas. Por hora peço seu auxilio para me dar dicas do que fazer para ser um ótimo profissional, como você é. Qualquer coisa será muito importante, tanto cursos, programas, faculdade e etc. Valeu de novo magno, mesmo. É como a bíblia diz: tudo o que se planta, se colhe. e eu estou plantando e investindo no que realmente gosto. Renan C. São Paulo - Brasil.
  9. cauani braga dos santos on Abril 2, 200813:48
    bom dia!!! como faço para utilizar a ferramenta isoline no autocad 2005.......estou como duvidas sei que o desenho tem que estar em 3d e em hide. muito obrigado pela atenção abraço Cauani Braga dos Santos
  10. thiago on Abril 24, 200919:16
    opa, muito bom seu site, gostaria de saber se posso tirar umas dúvidas com vc já que eu li que vc tem uma vasta experiencia na area e um dia eu espero tb chegar nesse nivel e se tb onde e possivel encontrar esse programa inferno para baixar, vlw aguardo contato.
  11. joeli on Abril 18, 201417:54
    Muito bom.
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos