cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
5 Abril 2008 - por Magno Urbano

por Magno Urbano

No passado, quando fazíamos a criação de materiais multimédia em computadores, nomeadamente de imagens, observavam-se grandes diferenças de aspecto quando estas imagens eram vistas em diferentes computadores. As imagens produzidas num computador Windows, por exemplo, pareciam muito mais escuras num Mac e ambas eram diferentes daquilo que obtínhamos ao imprimir a imagem.

safari, firefox, internet explorer logos 

Nesta altura, os programas que lidavam com imagens não faziam muito para resolver o problema.

Quando a questão era a web, a situação complicava-se. Cada browser da altura – Internet Explorer e Netscape – produzia uma imagem com aparência distinta num determinado computador.Para tentar resolver a questão, a Adobe introduziu perfis de cor (color profile) nas imagens criadas no Photoshop. Então, cada imagem fazia-se acompanhar de informações que indicavam aos computadores como mostrá-la ou impimi-la, correctamente.

Tudo estava bem quando um terceiro elemento entrou em cena: a Internet. Sendo hoje a web sinónimo de meio de divulgação multimédia era suposto que os browsers (navegador de Internet) também fizessem uso dos perfis de cor das imagens de maneira a mostrar correctamente as imagens. Entretanto, isso não era verdade até pouco tempo.
Como o lançamento da nova versão do seu novo sistema operativo Mac OS X 10.5 (Leopard) a Apple actualizou o seu browser Safari para que passasse a considerar as informações dos perfis de cor das imagens conseguindo, com isso, fazer do Safari o único browser actual capaz de produzir imagens no ecrãn com a mesma aparência que terão quando impressas ou vistas noutros sistemas.

A seguir a tendência, a nova versão 3 do Firefox (ainda em fase de testes), já está a ser distribuída com esta nova funcionalidade incorporada – apesar de vir desligada de fábrica.

No futuro espera-se que a Microsoft adicione esta funcionalidade ao Internet Explorer também, para que tenhamos uma coerência visual em todos os meios e sistemas.

Recomendamos, também, que leia esse nosso outro artigo, para verificar que também existem diferenças não só na cor, mas também na  qualidade das imagens mostradas por diferentes plataformas e sistemas. 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... 466uFz na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos