cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
16 Abril 2008 - por

por Magno Urbano

Segundo as últimas indicações, vem aí a Nikon D3X DSLR, uma nova máquina fotográfica reflex com 24,4 Mpixels.
Nikon D3X DSLR 

A grande pergunta é: será que a resolução de uma máquina fotográfica ou scanner é tão importante assim? E a resposta é: não, excepto em alguns casos.

Segundo já explicamos anteriormente, de forma detalhada nos nossos livros de Photoshop como de forma geral no artigo A resolução da resolução, o factor mais importante de uma máquina fotográfica ou scanner não é a resolução em pixels. É sim um factor chamado de dynamic range (faixa dinâmica), que faz referência à gama de cores e/ou luminosidades que um sensor óptico é capaz de captar. Numa comparação com o mundo do áudio, poderá diferenciar a qualidade sonora que ouve através de um telefone vulgar com a qualidade sonora de um equipamento de áudio topo de gama. O telefone vulgar é um dispositivo analógico e, portanto, possui uma “resolução” infinitita. Entretanto, o telefone só é capaz de transmitir o som numa faixa reduzida de frequências. Por outro lado, o equipamento de áudio topo de gama possui uma resolução limitada, mas consegue reproduzir o som numa faixa ampliada de frequências. Qual equipamento produz o melhor som?

Por esta razão, uma imagem produzida por uma máquina fotográfica de 5 Mpixels será melhor do que outra produzida por uma máquina de 300 Mpixels se esta primeira captar as imagens com uma dinâmica de cor e luminosidades ampliada.

Restam agora, então, duas perguntas:

  1. Porque os fabricantes de máquinas e scanners insistem em fazer equipamentos com cada vez maiores resoluções e fazem questão de anunciar isso? E a resposta é: porque é mais barato fazer um sensor que possa captar mais pixels do que um que tenha melhor dinâmica de cor.
  2. Em que casos é importante ter uma máquina com maior resolução? Resposta: apenas no caso de querer ampliar a imagem a tamanhos imensos. A Nikon D3X, por exemplo, cria imagens com 6048×4032 pixels. Uma imagem dessas pode ser ampliada e impressa numa resolução de 300 dpi – pontos por polegada – (padrão de alta qualidade usado no mundo das impressões gráficas: livros, capas de CD, etc.), sem perder qualidade, até um tamanho máximo de 51×34 cm, aproximadamente.  Mas essa também é uma questão relativa, pois depende da distância que o observador estará da imagem impressa.

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... i3tOyH na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos