cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
6 Maio 2008 - por

por Magno Urbano

Em artigos anteriores, mencionámos o problema de conteúdo duplicado no Wordpress, e também sugerimos 10 plugins para o Wordpress que todo webmaster deveria ter, dentre os quais um plugin para remover a o conteúdo repetido causado pelo Wordpress, que tanto prejudica a classificação do site no Google e noutros search engines.

Neste artigo, entretanto, abordaremos a duplicação de conteúdo nos servidores Apache. Apesar deste problema também acontecer em outros tipos de servidor, trataremos do Apache, por ser o servidor mais utilizado e mais poderoso.

OS ENDEREÇOS DE INTERNET

Os endereços de internet começam com o sufixo, no caso deste site, o COM. Este sufixo é chamado de domínio de primeiro nível, ou de topo. Nesta categoria temos os domínios específicos de países como, por exemplo: pt (Portugal), br (Brasil), uk (Reino Unido), ca (Canadá), etc.

A seguir aos domínios de primeiro nível, temos os domínios de segundo nível. No caso deste site, www.efeitosvisuais.com, a palavra efeitosvisuais seria um domínio de segundo nível e, por lógica o termo www seria um domínio de terceiro nível.

OS SERVIDORES APACHE

Como algumas pessoas podem esquecer de digitar o prefixo www no endereço, os servidores Apache são configurados, geralmente, para levarem o utilizador à página correcta, independentemente da presença do prefixo. Então, se o utilizador digitar por exemplo, efeitosvisuais.com ou www.efeitosvisuais.com, vai ter à mesma página. Aos olhos do Google e de outros motores de busca, existem duas páginas iguais no mesmo site, o que é interpretado como uma tentativa de fazer spam nos motores de busca, para obter melhores classificações nas pesquisas – o que é punido com um rebaixamento da página na classificação.

A SOLUÇÃO

Para resolver esse problema é preciso escolher qual dos dois domínios se quer usar (com ou sem www) e configurar o Apache para redireccionar todo o tráfego que chegue no domínio indesejado para o desejado e avisar o motor de busca que os dois domínios são a mesma página, para que o conteúdo seja considerado apenas uma vez.

Este redireccionamento é feito pelo acréscimo de algumas linhas no ficheiro .htaccess, normalmente presente na raiz da área pública do seu site.

NOTA: No caso do referido ficheiro não existir, deve criá-lo.

Assim, deverá escolher uma das seguintes soluções:

REDIRECCIONAR O TRÁFEGO COM WWW PARA O OUTRO DOMÍNIO

Para redireccionar todo o tráfego que chegue com o prefixo www, para o domínio de segundo nível (sem o www), acrescente as seguintes linhas no início do ficheiro .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.efeitosvisuais\.com [NC]
RewriteRule (.*) http://efeitosvisuais.com$1 [R=301,NC,L]

O significado destas linhas é o seguinte: a primeira linha liga o RewriteEngine – módulo do Apache responsável pelos direccionamentos; a segunda linha verifica se o endereço digitado contém o www; a terceira linha só é executada se a segunda linha for válida, ou seja, se o endereço contiver o www. Neste caso, a variável entre parenteses vai capturar o valor da URI e repassar esse valor na variável $1. Desta forma, o endereço passa a não ter o www.

O código R=301 informa ao motor de busca que esse é um redireccionamento permanente, ou seja, que a página mudou e agora pode ser encontrada noutro local. Por meio desta informação, os motores de busca saberão que o seu site tem apenas uma cópia de cada página.

No caso do utilizador digitar algo como www.efeitosvisuais.com/teste, a variável %{HTTP_HOST} da segunda linha terá o valor www.efeitosvisuais.com e a variável $1 da terceira linha, o valor /teste.

REDIRECCIONAR O TRÁFEGO SEM WWW PARA O DOMÍNIO COM WWW

Caso prefira redireccionar todo o tráfego para o domínio com o www, deve usar o seguinte código no ficheiro .htaccess:

RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^efeitosvisuais\.com [NC]
RewriteRule (.*) http://www.efeitosvisuais.com$1 [R=301,NC,L]

NOTA: obviamente, não deverá esquecer de substituir efeitosvisuais.com pelo nome do seu servidor. Caso o seu servidor tenha um domínio de quarto nível de um determinado país, como www.meusite.com.pt, deve mudar a segunda linha para

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^meusite\.com\.pt [NC]

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... XrAAWS na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos