cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

(b) Selecção de uma coluna da tabelaAinda em relação à manipulação de uma tabela, poderá querer seleccionar apenas uma coluna desta para fazer uma modificação qualquer. Esta selecção é feita ao se aproximar o rato do cimo da coluna. Neste instante vai ver que o cursor muda para uma seta a apontar para baixo, como na figura 1-15.

figura 1-15: a selecção de uma coluna da Tabela
Quando selecciona uma coluna, as propriedades vistas no canto inferior da janela do Dreamweaver mudam para o indicado na figura 1-16.

figura 1-16: Tabela, propriedades de uma coluna

A seguir, dividimos a janela vista na figura 1-16 em duas metades, numeramos cada um dos itens destas metades e os explicamos pela ordem mais lógica.

figura 1-17: Tabela, propriedades das colunas

1 – permite o ajuste do tipo de parágrafo. Em HTML existem tipos pré-estabelecidos de parágrafos, destinados por exemplo a criar cabeçalhos ou títulos de páginas e secções.

2 – permite vincular uma secção da tabela a um estilo CSS.

3 e 4 permitem colocar um texto em negrito e itálico respectivamente.

5, 6, 7 e 8 permitem ajustar o alinhamento do parágrafo, à esquerda, ao centro, à direita ou alinhado à esquerda/direita em simultâneo.

9 e 10 têm exactamente as mesmas funções descritas quando falamos dos hyperlinks.

11 e 12 permitem criar listas com bullets ou numeradas, ao estilo do exemplo mostrado a seguir.

o Computadores 

o Monitores

o Impressoras

1. Computadores 

2. Monitores 

3. Impressoras

tabela 1-1: Bullets

13 e 14 são botões relativos a Text Outdent e Text Indent, respectivamente para remover ou criar indentação aos textos.

15 – Permite a definição do tipo de letra a utilizar. Na verdade este campo permite escolher famílias de fontes. Isto porque não é indicado escolher um tipo específico de fonte a não ser que se tenha a certeza de que esta fonte estará presente no computador de quem irá visualizar a página. Logo, o Dreamweaver oferece grupos de fontes ou famílias a escolher. Veja por exemplo que a primeira escolha se chama “Arial, Helvética, Sans-Serif”. Escolher esta opção informará ao browser que ele deve utilizar a fonte Arial ou Helvética e na falta das duas, qualquer outra letra que seja sem serifa. Utilizar este tipo de definição dá consistência ao site e garante que será visto da mesma maneira sempre (ou quase!). No fundo da caixa de escolha das famílias de fontes vai ver a opção Edit Font List, que poderá utilizar para criar as suas próprias famílias.

16 – Esta caixa deve ser usada para definir o tamanho da letra. O Dreamweaver oferece diversas opções: 9, 10, 12, 14, 16, 18, 24, 36, xx-small (extremamente pequeno), x-small (muito pequeno), small (pequeno), medium (médio), large (grande), x-large (muito grande), xx-large (extremamente grande), smaller (menor) e larger (maior).

17 – Nesta caixa deverá seleccionar a unidade do valor colocado na caixa 16. As opções são: pixels (pixéis), points (pontos), inches (polegadas), cm (centímetros), mm (milímetros), picas, ems, exs e percentagem.

18 e 19 – Permitem que se escolha uma cor para o texto que existirá nas células da coluna seleccionada, directamente na paleta das cores (18) ou por digitação do código hexadecimal ou nome padronizado da cor (19). Veja o Apêndice 1.

Veremos agora a segunda metade da janela de propriedades das colunas das tabelas.

A e B (Horizontal e Vertical) permitem ajustar o alinhamento do conteúdo no interior das células.

O campo A permite ajustar o alinhamento horizontal, à esquerda (Left), ao centro (Center) ou à direita (Right). O campo B permite ajustar a posição do conteúdo em relação à altura das células, junto ao cimo (Top), ao meio (Middle), ao fundo (Bottom) ou à linha base (Baseline).

Os campos C e D (Width e Height) permitem respectivamente ajustar a largura e a altura das células. Os ajustes
podem ser feitos em pixéis ou percentagem.

Normalmente o texto colocado numa célula de uma tabela, tem a função “wrap” activa. Esta função faz com que o texto seja dividido em tantas linhas quanto seja necessário para acomodar todo o conteúdo. Então, se o texto for maior do que a altura estipulada para a célula (caso exista), esta aumentará de altura, em proporção ao texto inserido. Se utilizar a caixa E, que diz No Wrap, impedirá o Dreamweaver e, consequentemente o browser, de “quebrar” o texto em linhas a seu próprio critério. Neste caso ficará a seu critério estipular a existência ou não de quebras de linha.

F (Header) permite marcar células da tabela para que sejam os cabeçalhos desta. Se colocar o cursor dentro de uma célula e ligar a opção Header, fará com que o conteúdo no interior da célula seja automaticamente transformado em negrito e centralizado.

No campo G (Background Image) poderá determinar uma imagem para que seja usada como imagem de fundo (Bg Image = background image) na tabela.

Nos campos H e I (Background Color) poderá ajustar uma cor para as células por escolha directa à paleta, por digitação do nome padronizado da cor ou do seu código hexadecimal, respectivamente.

Os campos J e K têm funcionalidade análoga aos campos H e I, porém se referem à borda da tabela.

L – Este botão corresponde ao comando Merge Selected Cells Using Spans (fundir as células seleccionadas). Para poder usar esta função é preciso fazer a pré-selecção de células adjacentes. A fusão transforma as células seleccionadas em apenas uma.

M – Este botão corresponde ao inverso do comando anterior, ou seja, Split Cells Into Rows or Columns (dividir uma célula em linhas ou colunas). Ao seleccionar uma célula e accionar o comando, verá a janela da figura 1-18, onde poderá escolher se a divisão da célula se dará em linhas ou colunas e especificar a quantidade.


figura 1-18: Tabela, Split Cell
(divisão de uma célula em linhas ou colunas)

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... uB4UWN na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos