cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
18 Junho 2007 - por

Como criar um DVD (cortesia Wikipedia.org)
- a transformação de formatos de vídeo em DVD

 

Esta secção aborda alguns termos técnicos e processos envolvidos durante a conversão.

Avisynth - o frameserver

Para fazer a conversão dos vídeos, utilizaremos o programa TMPGEnc Xpress. Um dos problemas encontrados durante a conversão de vídeos com este programa é o bloqueio durante a conversão. Muita memória é utilizada para converter os vídeos para MPEG2 e se incluir vários vídeos no mesmo projecto, as hipóteses de bloqueio aumentam. Qualquer erro que o programa tenha durante a conversão será suficiente para fazê-lo bloquear e não conseguir terminar o trabalho.

Usar um frameserver como o Avisynth, soluciona o problema.

Um fameserver é um programa que faz a interface entre o vídeo e o TMPGEnc Xpress enviando, a este último, um frame do vídeo de cada vez, o que impede o TMPGEnc Xpress de carregar todo o filme de uma vez e esgotar a memória.

O processo de utilização do Avisynth é simples. Utilizamos este programa para criar um script, que nada mais é do que um ficheiro-texto com extensão AVS, com a lista de todos os vídeos que queremos processar. Depois, abrimos este ficheiro no TMPGEnc Express e damos início ao processo de conversão.

Deve notar que ao usar o frameserver abrimos, no TMPGEnc Express, o ficheiro-texto criado pelo Avisynth e não o vídeo em si.

A conversão do vídeo

A maioria dos DVD players não conseguem ler os ficheiros AVI, RM, RMVB, etc., diretamente. Portanto, nestes casos, precisará de converter tais formatos de vídeo para o formato que um DVD possa ler. Este formato é o MPEG-2.

Nota: O MPEG-1 também pode ser lido pelos DVD players, mas possui uma qualidade muito inferior. Se a sua intenção é a de criar VCD, então converta os vídeos para este formato. Neste tutorial, entretanto, abordaremos apenas a conversão para MPEG-2.

Para converter os vídeos, utilizaremos o TMPGEnc Xpress. Para além de ser um programa de conversão poderoso, o TMPGEnc Xpress possui outras funções muito úteis como, por exemplo, a capacidade de redimensionar o vídeo e converter vários vídeos juntos, o que serve para dar uma ideia do tamanho resultante final.

OVERSCAN

Devido à deficiências históricas e limitações técnicas nos antigos aparelhos de TV era impossível garantir que as imagens transmitidas iriam cobrir toda a área do ecrã de todos os aparelhos. Para solucionar o problema, decidiu-se que todas as imagens seriam transmitidas ampliadas de forma a garantir a cobertura de todas as áreas. O grande problema de usar esta solução é que parte da imagem é, simplesmente, deitada fora e jamais é vista pelas pessoas nas suas casas. Essa técnica de ampliação da imagem transmitida é chamada de overscan. Imagine uma fotografia aonde corta 1 cm de cada lado, em cima e em baixo e fica só com a parte restante.

Assim sendo, sempre que estiver a converter o vídeo deve imaginar que uma região será cortada em cima, em baixo, na esquerda e na direita e evitar de colocar, por exemplo, legendas muito próximas da borda do vídeo pois, simplesmente, não as verá quando for assistir ao DVD na sua sala.

A solução para isso é simples. O TMPGEnc Xpress tem uma opção de redimensionar o vídeo. Tudo o que deve fazer é ajustar o tamanho do vídeo para um outro ligeiramente menor. Desta forma, o vídeo convertido ficará menor e uma borda negra será colocada ao redor, bordas estas que ficarão fora da área de vídeo visível na TV.

A criação do DVD

Depois de converter o vídeo para MPEG-2, os ficheiros estão prontos para a criação do DVD. Agora é preciso organizar a estrutura do DVD, conforme a especificação necessária definida para o padrão.

É hora, então, de usar o DVD Lab Pro. Com este programa poderá configurar os capítulos, os anexos, as imagens de fundo e quaisquer outros detalhes que quiser adicionar ao seu DVD. Depois, compile o DVD – um processo que, normalmente, demora cerca de 20 minutos. Feito isso, poderá usar um programa de gravação de DVD para “queimar” o DVD e terá finalizado o processo.

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... fAIjNG na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos