cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
21 Outubro 2006 - por

por Magno Urbano

É sabido que os políticos, assim como os actores, vivem da imagem. Então, resolvemos dar a cara por essa afirmação, mas não a nossa, e sim a do notório político Mário Soares. Por ser uma personalidade conhecida, fica mais fácil às pessoas - que conhecem a sua aparência actual -, notarem aquilo que é possível fazer com o Photoshop.

Mário Soares
(imagem original, gentilmente, cedida por André Antunes)

 

Primeiramente, analisemos a imagem original, mostrada ampliada, de seguida:

Mário Soares

 

Essa imagem mostra três “problemas” principais: rugas, linhas de expressão e manchas na pele.

De facto, a imagem possui um terceiro problema. Quando uma imagem é colocada visível numa página de Web, precisa ser gravada em um de três formatos: JPEG, PNG ou GIF. Normalmente, toda fotografia é gravada em JPEG, por este formato fornecer qualidades razoáveis de visionamento e diminutos tamanhos de ficheiro. Para conseguir os pequenos tamanhos de ficheiro, o formato JPEG utiliza uma técnica de compressão que substitui as cores dos pixels de uma imagem pelos valores médios dos pixels adjacentes, mantendo a mesma luminosidade, com a intenção de diminuir o número total de cores da imagem. Isso causa a degradação da imagem, pois as cores estão a ser trocadas e ocasiona a criação de “quadrados”, manchas, com tons de cores diferentes, ao longo da imagem, conhecidos por artifacts, ou JPEG artifacts, como podemos ver na imagem seguinte:

Mário Soares

 

Para este artigo, foi utilizado o Photoshop CS3 (ainda não foi lançado, oficialmente, mas, como já informei, anteriormente, tenho a sorte de participar, desde 2001, como betatester Adobe e Macromedia e, por isso, já uso, há vários meses, o CS3 - nome código “Red Pill”), mas as técnicas envolvidas são comuns a qualquer Photoshop, do CS em diante (inclusive).

De volta à imagem do Mário Soares, mais especificamente, às bochechas (sem trocadilho), encontramos algumas marcas que podiam ser eliminadas ou minimizadas (ver figura seguinte):

Mário Soares

 

Entretanto, é preciso saber eliminar as marcas indicadas na figura anterior, para não descaracterizar a pessoa.

Ao longo das bochechas (aí vamos nós outra vez…), encontrará sinais e manchas. Esses sim podem ser totalmente eliminados.

Então, eu comecei por eliminar as linhas de expressão e criei uma versão onde as marcas tinham sido totalmente eliminadas, como podemos ver pela imagem seguinte. Utilizei várias ferramentas para esse fim: Clone & Stamp, Patch, Healing Brush e Spot Healing Brush, dependendo do caso.

Mário Soares - imagem totalmente sem rugas

Entretanto, essa imagem possui dois problemas. O primeiro é que as bochechas do Mário Soares parecem lisas demais, sem nenhuma linha de expressão. Isso, obrigou-me a copiar, da imagem original, as linhas de expressão, com um grau reduzido de intensidade.

Todavia, essa imagem agora ficou com um segundo problema: existe uma bochecha muito lisa, sem ruído e o resto da imagem, com ruído. Esse contraste faz a imagem parecer ter muito mais ruído do que antes, pois agora o olho tem algo para fazer a comparação.

Então, para resolver o problema, utilizei o filtro Reduce Noise (reduzir ruído), existente no menu Filter, Noise, para criar uma terceira versão da imagem, totalmente sem ruído, como a da figura seguinte:

Mário Soares, totalmente sem ruído

 

Utilizar um filtro anti-ruído para criar uma imagem “limpa” de uma pessoa, faz a imagem ficar fora de foco e faz com que a pessoa pareça fique irreal, como um boneco de porcelana. É preciso trazer da imagem original, elementos que tragam vida à imagem. E assim foi feito. Copiei entã, da imagem original, elementos das linhas de expressão, com uma opacidade reduzida, de maneira a criar a seguinte imagem:

Mário Soares

 

A medida em que o tempo passa, os narizes e as orelhas das pessoas crescem. Então, para rejuvenescer o simpático Mário Soares, que agora já tem 20 anos a menos, resolvi passá-lo por um face lifting. Para tal, utilizei a função Liquify, existente no menu Filter. O Liquify possui várias ferramentas que podem ajudar. Também poderá usar o Warp (no menu Edit, Transform), caso esteja a trabalhar com um layer.

Terminada a redução da orelha e do nariz, obtivemos a seguinte imagem:

Mário Soares - nariz e orelha reduzidos

 

Voltamos então ao Liquify, para reduzir a largura da parte inferior do rosto, uma espécie de lipo aspiração…

Mário Soares - lipo aspiração

 

O resultado final é o que vemos na figura seguinte:

Mário Soares - imagem final

 

Então, pergunto eu: qual imagem prefere?

 

 

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... fsMmZq na caixa seguinte:

CAPTCHA image

12 Opiniões

  1. Anonymous on Dezembro 20, 200615:31
    Muito bacana o tutorial. Em poucos minutos é possível rejuvenescer uma pessoa em muitos anos. Não sabia que o conceito era tão simples. Renato
  2. Anonymous on Janeiro 1, 200713:26
    Adorei esta técnica, realmente de grande utilidade e profissionalismo, gostaria de que pudessem ter técnicas com ferramentas na versão em português.
  3. Antonio Carlos on Fevereiro 24, 20070:45
    Seus artigos são maravilhosos, sua maneira de ajudar a nós, leigos, encanta. Parabéns e muito sucesso. Sou amador, e por icrível que pareça, tenho dificuldade ainda de numa foto de paisagem com céu nublado, conseguir trocar esse céu por outro de fundo bem azulado. Pode me dar uma "dica". Um grande abraço, Antonio Carlos Ferreira Lopes Rio de Janeiro- Brasil
  4. rubia on Março 8, 200720:12
    Adorei esse artigo , a foto ficou bem realista ,tenho feito alguns trabalhos de rejuvenescimento e ficam com aspecto de "porcelana "como vxc falou,essa tecnica fica perfeita ,pena que não tenha explicado passo a passo pois sou iniciante e não consigo fazer sozinha.
  5. Geane Gleine on Outubro 4, 200721:03
    Adorei o artigo, rejuvenescimento hoje em dia é bem procurado. Só gostaria que tivesse a arte final explicada passo a passo.
  6. ruidarkage on Janeiro 3, 200812:28
    muito bom o artigo, realmente o photoshop faz maravilhas... porém... como mesmo se usa o clone stamp, patch e outros? só faltou explicar esta parte passo a passo... xD sou iniciante e pelo que percebi bastante gente que visita o blog também é... mas vlw pela ajuda!
  7. JURANDIR DONIZETE TOMAZELLI on Maio 14, 20080:23
    Boa noite! Fiquei abismado!Gosto do jeito que o senhos expõe as idéias. São fáceis de assimilar. Já tentei comprar por duas vezes no cartão VISA e me frustrei. Não sei qual a razão. Estou um pouco em dificuldade e gostaria de saber qual a possibilidade em parcelar uma compra? Aguardo retorno. Grato
  8. magno.urbano on Maio 14, 20080:37
    Caro Jurandir, Obrigado pelos elogios. Vou responder às suas questões por email. Um abraço!
  9. magno.urbano on Maio 14, 20080:38
    Espero que todos os leitores deste artigo enviem as imagens que têm restaurado, para que eu coloque nesse blog.
  10. Maria on Dezembro 23, 200821:16
    Gostaria muito de rejuvenescer algumas fotos minhas, vc poderia me dizer como?
  11. Magno Urbano on Dezembro 23, 200822:27
    É exactamente isso que é ensinado no nosso curso Restauro de Imagens no Photoshop...
  12. Inezila on Dezembro 26, 200812:40
    Adorei o seu artigo.Sou aprendiz de photoshop e utilizei alguns de seus ensinamentos em fotos. Estou aprendendo sozinha, pesquisando na internet e adoraria receber receber novidades. Abraços Inezila
Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos