cursos photoshop, livros photoshop, tutoriais photoshop, tutoriais flash, tutoriais 3ds max
Tutoriais de Photoshop mais populares...
tutorial Photoshop - bola de basquetebol tutorial Photoshop - faca de churrasco tutorial Photoshop - como fazer cabelo tutorial Photoshop - marcar a ferro quente tutorial Photoshop - como fazer um escudo tutorial Photoshop - como fazer uma lata de refrigerante
10 Junho 2007 - por

por Magno Urbano

 

 

(a) Make Template

A função deste botão é criar templates, ouseja, é fazer com que uma página ou estrutura de página que já esteja criada seja gravada em disco na forma de template.

Quando carregamos no botão Make Template vemos a janela indicada na figura 1-51, cujo primeiro campo, chamado Site se refere ao local onde sequer gravar o template. O Dreamweaver possui um conceito de “site” que corresponde a área onde todos os ficheiros de um determinado trabalho estão localizados. Na mesma janela vemos em seguida o campo Existing Templates,que mostra todos os templates que porventura existam definidos para osite em questão. A última opção nomeada Save as permite definir um nomepara o template a ser usado na gravação.

figura 1-51: Make Template (a criação de um template)

(b) Make Nested Template

Nested template é um tipo especial de template feito a partirde outro. Digamos que está a criar uma página a partir de um template. Este template inicial continha apenas uma imagem, uma área de escrita e umrodapé. Porém, a este template acrescentou novos campos e agora quergravar a versão modificada como um novo template. Entretanto, o seu novo template foi feito a partir de um template original. Logo, devegravá-lo em disco como Nested Template.

Para que seja possível carregar no botão Make Nested Template, primeiro é preciso carregar na opção New, no menu File, escolher Templates e escolher o template apartir do qual se quer começar a modificar. Só então, depois de todas as modificações, é que poderá fazer clique em Make Nested Template.

(c) Editable Region

Como dissemos, um template é como um “molde”,com áreas livres e bloqueadas à edição, definidas pelo criador. Por definição,um template possui todas as áreas bloqueadas quando é iniciado. Então,por meio do botão Editable Region, poderá desbloquear áreas e criar, o que é chamado pelo Dreamweaver, de Regiões Editáveis (editable regions). Estas regiões poderão ser modificadas posteriormente, por aquelesque vierem a usar o template para criar páginas.

Digamos que queira criar uma tabela com duas linhas e três colunas, para fazer uma lista de produtos e preços. Quer deixar livre para edição todas as linhas da tabela (2), com excepção da primeira (1), pois esta contém a identificação das colunas e não convém permitir a suamodificação (figura 1-52).



figura 1 - 52: Templates - Editable Region (região editável)

Então, para criar um template onde oscampos indicados em 2 sejam os únicos livres para edição, deverá seleccionar as células equivalentes na tabela e fazer clique no botão Editable Region. Ao fazê-lo, verá uma janela a informar que o documento será convertido a template e outra a seguir a perguntar por um nome a ser dado para a região (figura 1-53).

figura 1 - 53: conversãoa template e criação

Definido o nome da região e finalizado oprocesso verá surgir na tabela, uma indicação da região definida para edição, representada por um rectângulo verde envolvente à área definida, possuidor de uma etiqueta identificadora.

figura 1 - 54: TemplatesEditable Region (definição de uma região editável)

(d) Optional Region

Optional Region é uma região que poderá ser definida num template e que pode estar visível ou não ao utilizador final, conforme se defina durante a criação. Digamos por exemplo que cria uma região deste tipo vinculada a uma variável relacionada ao mês corrente. Então pode fazer surgir frases como “Feliz Natal”ou “Feliz Páscoa”, consoante o mês em que o template for utilizado para criar uma página.

O processo de marcação e definição da região é semelhante ao descrito para o caso do Editable Region. Porém, o Optional Region oferece um grau de sofisticação interessante, a medida em que permite definir a área de forma inteligente, pelo uso de variáveis.

Ao definir a área a transformar e carregar nobotão Optional Region, verá surgir a janela tradicional ainformar que o documento será convertido para template (figura 1-53) e em seguida uma janelacom duas subdivisões, Basic e Advanced, consoante o tipo deregião que se queira criar, básico ou avançado respectivamente. Veja a figura 1-55.

figura 1-55: TemplatesOptional Region (região opcional básica e expandida)

A janela Basic possui apenas dois campos. No primeiro é definido um nome para a região (Name) e no segundo, escolheremos se queremos deixar a região previamente visível ao utilizador (Show By Default).

A janela Advanced permite definir regiões opcionais, cuja visibilidade é vinculada a uma condição controlada por um parâmetro (Enter Expression).

O uso de uma expressão pode permitir, porexemplo, que um campo esteja visível apenas quando uma determinada condição for alcançada. Porém, para que possa usufruir de todo o potencial deste comando,deve conhecer JavaScript e as definições do Document Oriented Model em profundidade, assuntos que fogem ao tema deste livro.

 

 

 

tags: Dicas

 

 

Se gostou desse artigo...
::
receba as novidades deste site por e-mail!

 

o seu nome:
a mensagem:
 

 


Dê a sua opinião sobre este artigo

O seu nome

O seu e-mail

Opine sobre este artigo

Por favor copie o texto... 8J89lH na caixa seguinte:

CAPTCHA image

Curso Photoshop CC Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para iPhone Curso Photoshop CC para iPad Curso Photoshop CC para Mac Curso Photoshop CC para Apple TV

 

Ferramentas

Google PageRank
Conteúdo Duplicado

Categoriais

 ddddddd

Arquivos